Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A canção “Que País É Esse”, da Legião Urbana, denuncia com intensidade os problemas sociais e as desigualdades presentes no Brasil. Essa realidade conecta-se as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, pois reflete questões que precisam ser superadas para garantir o bem-estar coletivo. Entre os principais fatores que perpetuam essa situação estão a negligência governamental e o silenciamento midiático (Muito bem. Formulou a tese), que contribuem para a continuidade das injustiças sociais no país.
Convém destacar que a negligência governamental é um dos principais fatores que mantêm esse empecilho, já que a falta de ações efetivas agrava a situação. A obra “Cidadão de Papel”, de Gilberto Dimenstein, retrata bem essa realidade ao mostrar que os direitos dos cidadãos, embora garantidos em documentos, são, na prática, tratados de forma simbólica. Sob esse viés, percebe-se que a inclusão a consequências das operações policiais para a população é colocada em segundo plano nas decisões políticas, o que reforça a cultura de invisibilidade sobre o tema (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, a persistência dessa postura negligente reforça a continuidade da problemática e enfraquece o progresso social.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, pode-se afirmar que a omissão midiática potencializa o problema, evidenciada pela falta de incentivo à discussão sobre o tema. Nesse contexto, o filósofo Pierre Bourdieu explica que “o que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão”, indicando que os meios de comunicação têm papel essencial na promoção de debates relevantes à sociedade. Assim, a ausência de visibilidade à inclusão as consequências das operações policiais para a população das favelas dificulta o enfrentamento do problema, pois limita o acesso à informação e perpetua a desinformação. Dessa forma, a persistência desse quadro dificulta o avanço da consciência social e contribui para a manutenção das desigualdades estruturais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que ações concretas sejam tomadas para enfrentar o problema, reforçado pela inércia governamental e pela ausência de visibilidade na mídia. O Ministério das Comunicações, órgão responsável por regular o setor no país, deve promover campanhas de conscientização voltadas à inclusão da população das favelas com a participação de estudantes de escolas públicas. Isso pode ocorrer por meio de ações informativas mensais, veiculadas em canais televisivos e redes sociais, a fim de sensibilizar a população sobre o tema. Assim, a questão ganhará relevância nacional e a percepção social será transformada, fazendo com que a denúncia presente na canção “Que País É Esse” deixe de traduzir as desigualdades que persistem na realidade brasileira. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |