As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil - Corrige Aqui

As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 06/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
PUBLICIDADE

A lei 12.850/2013, destinada a regulamentar o crime organizado no Brasil, inclui ações para o combate do mesmo, visando a segurança dos envolvidos. No entanto, fora da Constituição, a luta entre operações policiais e facções criminosas nas favelas brasileiras geram sérios danos à integridade da população, tais quais: a vulnerabilidade e a ineficácia da eliminação total do crime. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante do exposto, as operações policias colocam a população em uma situação vulnerável, visto que há a exposição à violência extrema e à traumas. O filme brasileiro "Tropa de Elite" retrata essa realidade ao narrar as ações do BOPE -Batalhão de Operações Policiais Especiais- nas favelas do Rio de Janeiro. É notório que, (Sem vírgula) nessas operações prioriza-se a eliminação do crime em detrimento do estado mental dos moradores; com isso, a população encara mortes explícitas, além do risco constante de acidentes. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, embora, em grande parte, as facções sejam os alvos, sua supressão não é realizada, o que gera mais insegurança à população. A canção "Capítulo 4 versículo 3", dos Racionais Mc's, denuncia as condições do ambiente hostil e a desigualdade que propiciam a adesão dos jovens ao crime organizado. Sob essa ótica, novas influências criminais surgem nas favelas e as ações policiais tornam-se superficiais, sendo necessário uma mudança profunda nos primórdios do problema, como o contexto social; paralelamente ao ideal proposto pelo sociólogo Émilie Durkhiem, ao qual "O homem é produto do meio". Dessa forma, a população é afetada tanto pelos impactos psicológicos, quanto pela perpetuação do crime local.

(Boa estratégia coesiva) É fulcral, portanto, mitigar as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil. O Ministério da Justiça e Segurança Pública -responsável por coordenar a segurança da população- deve implementar ações estratégicas de identificação dos líderes e da estrutura do crime organizado, por meio da infiltração de agentes nas favelas, a fim de combater a influência de facções sob o território. Assim, o combate será eficiente, dispensando ações violentas, o que preservará a população de seus impactos. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200