Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
O filme brasileiro,”Tropa de Elite” é uma representação nua do cenário vivenciado nas periferias,mostrando a visão dos policiais do BOPE que, aos olhos de parte dos espectadores da nação,seriam os defensores dos direitos humanos.Contudo, para que os mesmos se tornassem capazes de carregar tal título, seria preciso rever a cultura da violência enraizada no distintivo das forças da terra verde e amarela,cujo instinto agressivo se mostra quase um padrão nas passadas,atuais e futuras tropas.Seguindo essa lógica, a mídia possui um papel fundamental na propagação desta selvageria como meio de entretenimento,ajudando também a agravar a falta de mobilidade da sociedade atual. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeira análise, é importante ressaltar o modo de propagação do parecer e não o ser que os meios de informação disseminam, como principal agravante do impasse. Tal questão pode ser verificada na teoria da “Sociedade do Espetáculo”, de Guy Debord, onde o conteúdo distorcido mostrado pela rede parece ser mais importante do que o cenário real. Nessa conjuntura, é fato que o corpo social contemporâneo espelha a premissa de Debord, pois o conjunto humano se torna cada vez mais alienado e ignorante acerca da cultura da violência, visto que as plataformas on-line a tornam um meio de entreter a população. Logo, a tornando cada vez menos empática socialmente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais,a maior parte da violência retratada pela mídia ocorre em lugares específicos,nas favelas.Nessa lógica, a distopia “Admirável Mundo Novo”, de Huxley, pinta um cenário em que a sociedade é dividida em grupos, onde os indivíduos são incentivados desde o nascimento a aceitar e se conformar com seu lugar no mundo. Infelizmente, tal cena não se encontra muito distante da realidade, pois os grupos de renda inferior crescem em uma paisagem onde a educação de qualidade é escassa, o que acaba levando muitos a no futuro recorrerem a um meio mais fácil de lucrar,o crime.Logo,as consequências podem variar desde a prisão,à lamentavelmente normalizada, (Sem vírgula) morte pelas autoridades. (Truncamento) Gerando assim, um ciclo de ódio e desgosto dos dois lados da moeda. (Reestruture e explore a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,é evidente o impacto da mídia nas questões sociais,por isso, a mesma deve se redimir.Para combater tais desafios, a mídia deve procurar disseminar o ser e não o parecer,por meio de documentários e entrevistas,que visem informar a população da herança violenta carregada pelos cargos de segurança e também da ausência de caminhos à uma vida melhor nos morros, a fim de problematizar a normalização da violência e a transformação da mesma em entretenimento. Dessa maneira,a médio-longo prazo,filmes como “Tropa de Elite" se tornaram apenas uma representação de um passado distante e cruel.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com clareza ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |