Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
A Constituição Federal de 1988, Em seu Art. 5º, inciso I, garante igualdade de todos perante a lei e a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Entretanto, essa normativa não vem sendo efetivamente aplicada no Brasil, especialmente com relação as agressivas operações policiais na periferia, que acabam por gerar consequências como a violação dos direitos humanos e morte de moradores inocentes da comunidade. Tendo como os principais motores dessa situação o abuso de autoridade e omissão estatal. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
O filme "Tropa de Elite" retrata a corrupção e o uso desmedido da força por agentes de segurança contra os moradores das comunidades do Rio de Janeiro. Sob essa ótica, é possível inferir que o abuso de autoridade, por meio do uso indevido do Código Penal, pode desencadear a falta de confiança da sociedade no poder público (Melhore a construção dessa ideia). Isso pode levar a uma situação em que os indivíduos, por falta de confiança, não respeitem as normativas presentes na Constituição, pondo em risco a segurança coletiva.
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, segundo o filósofo John Locke " Cabe ao Estado, (Sem vírgula) fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo. Essa frase infere, (Sem vírgula) sobre como é dever do Estado garantir o bem-estar social. No entanto, a situação de violência que sofre a população em questão, (Sem vírgula) contradiz as obrigações citadas do governo, que em meio a esse cenário, (Sem vírgula) escolhe por se omitir da situação. (Truncamento) Deixando assim a população desprotegida, (Sem vírgula) perante a situações como abuso de poder. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se então, (Sem vírgula) que para resolver tais desafios como o abuso de poder e a omissão estatal, a sociedade em conjunto com o Ministério público e a mídia, (Sem vírgula) deve promover de campanhas, anúncios, que busquem combater o abuso de poder e chamar atenção do governo sobre sua omissão perante o problema em questão. Além disso também deve ser feito a implementações de programas públicos que busquem ajudar as pessoas que passaram por essa situação a garantir os seus direitos citados na carta magna. Com isso, os direitos das pessoas sarão respeitados e as operações policiais nas periferias serão conscientes. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões com clareza. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |