As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil
Enviada em: 05/11/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
840
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar
resultados!
PUBLICIDADE
Na obra “Espelho”, Machado de Assis, (Sem vírgula) expõe que olhar do outro constrói a identidade social. Nesse contexto, a população das favelas, vista como perigosa, sofre com uma estigmatização policial. Logo, torna-se evidente que a alienação historicamente programada e a ausência de políticas públicas, (Sem vírgula) contribuem para a marginalização da favela.
Em primeira análise, segundo as ideias defendias por Karl Marx, a alienação —afastamento do homem diante da realidade — faz com que os indivíduos percam a consciência crítica e aceite injustiças sociais. Dessa forma, a violência das operações policiais na periferia, (Sem vírgula) contribuem para um descaso da sociedade diante das consequências que permeiam tal ação do estado. Assim, o conceito ligado ao pensamento marxista, (Sem vírgula) faz com que as pessoas reproduzam estruturas de opressão sem perceber.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência estatal perante a população favelizada é retratada no filme “Tropa de Elite”, dirigido por José Padilha, ao criticar o sistema policial e a corrupção estrutural. Nesse sentido, observa-se que há um ausência de políticas públicas que combatam o crime na favela de forma não violenta. Em vista disso, nota-se que a intervenção policial é sintoma de um Estado desigual, afetando principalmente inocentes.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante das informações supracitadas, cabe ao Ministério de Justiça e Segurança Pública, em parceria com as Secretarias de Cultura, o dever de ampliar programas que incentivem a a arte, cultura e educação. (Truncamento) A fim de que, (Sem vírgula) a população dentro e fora da favela desenvolvam pensamento crítico e tenha uma vida digna. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
160
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.