Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
De acordo com filósofo Platão, a justiça social depende do equilíbrio entre conhecimento, virtude e ação. No entanto, esse ideal permanece distante no Brasil atual, uma vez que o problema As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, (Sem vírgula) revela desafios estruturais que comprometem o desenvolvimento coletivo (Melhore a construção desse período). Essa realidade decorre da ausência de políticas públicas eficazes e da falta de conscientização social, fatores que perpetuam a desigualdade e dificultam a construção de uma sociedade mais justa.
Sob esse viés, é preciso atentar para a inércia estatal diante As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado existe para garantir o bem-estar e a segurança da população, assegurando que a convivência social ocorra de forma harmônica. No Brasil, essa omissão se manifesta na falta de investimentos estruturais e de políticas públicas eficazes, comprometendo o exercício pleno da cidadania.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de conscientização social intensifica a problemática, uma vez que muitos cidadãos acabam reproduzindo comportamentos que perpetuam As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil. Conforme o educador Paulo Freire, a educação é um instrumento de libertação e pensamento crítico. No entanto, a escassez de debates públicos e campanhas educativas sobre a temática impede que a população compreenda sua gravidade e participe ativamente da construção de soluções. Sob essa lógica, o problema permanece limitando o desenvolvimento social e a justiça defendida por Platão.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Estado, por meio dos Ministérios da Educação e da Comunicação, implemente campanhas informativas e programas educacionais voltados As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, para sensibilizar a sociedade e estimular atitudes cidadãs. Tais medidas devem ser articuladas em parceria com escolas, mídias e organizações civis, garantindo maior alcance e efetividade. Dessa forma, será possível construir uma sociedade mais justa, consciente e participativa, reduzindo os impactos e aproximando a realidade brasileira do ideal de justiça social proposto por Platão. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |