Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Segundo o filósofo Jean - Paul Sartre, " a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota". Nessa lógica, nota - se que tal afirmação condiz com o atual contexto brasileiro, pois dada as operações policiais nas favelas em que o objetivo é combater o crime, muita das vezes resulta no detrimento da população causando perdas de vidas inocentes e agravando o impacto social e econômico na vida dos moradores. (Melhore a apresentação da discussão)
Nessa perspectiva, é importante ressaltar que as operações policiais são fundamentais para mitigar o crime e corroborar com a paz da sociedade. Entretanto, a paz está longe de ser alcançada, como demonstra a persistência da violência, mesmo com os esforços da polícia (Melhore a construção dessa ideia). Nesse sentido, na novela "A força do Querer", da rede Globo, a personagem Jeiza é uma policial que luta contra o tráfico de drogas na favela "Morro do Beco", comandado pelo traficante sabiá, por intermédio de investigações e operações especiais, que, (Sem vírgula) sistematicamente resultam em pessoas inocentes feridas ou mortas por tiros acidentalmente, colocando em risco a segurança pública. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, a violência prejudica não só o físico como também o mental. De acordo com a CNN Brasil, uma pesquisa realizada em 2022, pela ONG Redes da Maré, investigou os efeitos dos conflitos armados na saúde mental da população que mora no complexo da maré, (Justaposição) segundo o levantamento, 34% possuía ansiedade e 30% depressão. Nesse sentido, é necessário enfatizar que a Constituição Federal de 1988 garante o direito à saúde, à segurança e à integridade física e mental. O que consequentemente as missões policiais que causam trauma e sofrimento na sociedade, (Sem vírgula) podem ser consideradas uma violação desses direitos constitucionais (Melhore a construção dessa ideia), impedindo que os moradores das favelas exerçam plenamente seus direitos de cidadania.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, as operações policiais nas comunidades são uma questão complexa que viola os direitos humanos, envolve violência e causa traumas nas pessoas. Embora sejam fundamentais, devem ser realizadas de forma planejada e responsável, com o objetivo de proteger a população. Para isso é necessário que o Governo invista em políticas públicas afim de fomentar a inclusão social, a educação e o acesso a saúde nas comunidades, por meio de campanhas que buscam soluções que vão além da repressão policial. Afinal, a segurança pública não pode ser alcançada à custa da vida e da dignidade dos moradores das favelas. (Proposta completaO
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |