Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
O conceito de "Cidadanias Mutiladas", do geógrafo brasileiro Milton Santos, explicita que a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade da população. A partir dessa perspectiva, é possível perceber que esse ideal democrático se distancia da realidade contemporânea brasileira, visto que as operações policiais com muita violência ainda acontecem. Diante disso, é evidente que a falha legal e a passividade do corpo social, (Sem vírgula) agravam esse cenário. (Muito bem. Formulou a tese)
Dado o exposto, é evidente que a falha legal que permeia o Brasil sustenta as consequências das operações policiais nas favelas brasileiras. Isso ocorre porque o sistema jurídico nacional se mostra lento e ineficiente, impedindo que direitos previstos se concretizem, tornando o cidadão vulnerável e sem pleno acesso à justiça, desse modo, muitos moradores que vivem nas favelas, e que não fazem parte dos crimes organizados, à exemplo do tráfico de drogas, muitas vezes são mortos por policiais de forma totalmente desumana e sem o direito de defesa, expondo que a segurança policial se contradiz na segurança. Com efeito, muitas famílias acabam desamparadas diante dessas operações desastrosas. Sob esse viés, a obra “Cidadão de papel”, de Gilberto Dimenstein, evidencia exatamente essa distância entre o que está na lei (segurança e bem-estar) e o que é realmente garantido ao povo. Logo, é indiscutível que essa negligência jurídica mantém a elevada taxa de inocentes mortos nas ações policiais nas favelas, como uma realidade no país. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é inegável que o brutal individualismo impregnado na comunidade nacional sustenta as consequências negativas das megaoperações nos complexos brasileiros. Isso acontece porque o corpo civil brasileiro foi moldado por valores extremamente egoístas, responsáveis por introduzir, no imaginário coletivo, a ideia de que se preocupar com o outro é perda de tempo, a exemplo de pensar que as oportunidades dos moradores das favelas são iguais às de quem nasceu em melhores condições sociais, e que a morte desses moradores é benefício para a sociedade como um todo. Com efeito, tem-se cidadãos que não se preocupam com a perpetuação da desigualdade social, aliada à falta de oportunidades. Sob esse viés, observa-se, na prática, a “Mecânica do Conformismo”, teoria do sociólogo Herbert Marcuse, a qual dispõe sobre a predisposição social de não se compadecer com os problemas alheios. Logo, é inegável que essa mesquinhez mantém esse antidemocrático cenário no Brasil, dificultando a superação das consequências da execução militar nos morros. (Como essa discussão se relaciona com a ideia de passividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com o intuito de solucionar as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, o Ministério da Cidadania, órgão responsável por criar políticas públicas sociais, deve criar uma campanha efetiva por todo o país. Essa ação será implantada por meio de publicações nas redes sociais do Governo Federal e por propagandas institucionais nos canais abertos de televisão, a fim de formar cidadãos mais humanos e solidários com os problemas sociais, além de movimentos socioeducativos para os jovens das favelas. Com essas medidas em prática os moradores das favelas terão, de fato, resistência para superar todos as dificuldades ocasionadas por operações policiais. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |