Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A contar da década de 80, com o aumento da criminalidade em solo brasileiro, diversos meios de conter o avanço de criminosos foram adotados pelas autoridades, dentre elas as sucessivas operações de agentes policiais em comunidades. (Parágrafo frasal. Formule a tese)
Conhecidas por seu alto grau de letalidade, tanto para aqueles que ás realizam quanto para a população civil, ações coercitivas de enfretamento direto têm se mostrado movimentos pouco eficientes e com mais efetividade para causar sequelas psicológicas nos moradores do que para acabar com organizações criminosas. Segundo a "Fox News", conhecido portal de notícias norte-americano que cobre notícias mundiais, as medidas adotas pelo governo nacional no final dos anos dois mil para pacificar favelas como "Cidade de Deus" e "Morro do Alemão" resultaram em danos irreversíveis a crianças e jovens moradores, com 70% dos cidadãos de favela entrevistados pelo jornal estadunidense relatando desenvolvimento de enfermidades como dependência de remédios controlados e crises de pânico.
(Boa estratégia coesiva) Embora seja um desafio conciliar a retomada de território do crime com a manutenção da saúde mental da população que convive diariamente com essa situação, ainda é possível o governo brasileiro tomar medidas que mitiguem os efeitos negativos. Outrora deveria ser feito um investimento maior na maneira com a qual a polícia brasileira emerge para suas batalhas, seja com equipamentos mais modernos e com menor chance de ocorrerem fatalidades, seja em treinamento para os batalhões que atuam saberem como se portar perante uma situação delicada e escolher a com menor risco traumático para os civis.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, como diz o filme nacional "Tropa de Elite 2", "O que nossa polícia sabe fazer é matar". Com tais afirmações que se mostram cada vez mais verdadeiras, a maneira pela qual as operações poderiam causar menos males aos moradores de regiões tomadas seria receber mais apoio dos três poderes para minimizar formas de causar danos a longo prazo e ampliar aquilo que poderia ser feito para que as ações tenham êxito na mentalidade da população e não fazer com que as mesmas se sintam desamparadas após confrontos em sua região.
Dados correção tradicional
Delimite e explore a discussão de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |