Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
O filme "Tropa de Elite" retrata a realidade dos policiais do BOPE em suas operações, morte de policiais, bandidos e inocentes são presentes no cenário da obre cinematográfica. De forma análoga ao filme, as ações policiais vem causando mortes, insegurança e horror a população da favelas pelo Brasil, trazendo consigo inúmeras consequências. Assim, as consequências das operações policiais para a população das favelas do Brasil precisam ser debeladas: morte de inocentes e a destruição em massa.
Em primeiro plano, pessoas não envolvidas com o crime se tornam vitimas dessas operações policiais, pois durante o combate, (Sem vírgula) é comum que as partes não saibam diferenciar moradores, (Sem vírgula) de inimigos, resultando no assassinato de um civil. (Truncamento) Gerando o luto de uma família e uma perca que jamais será restaurada. Nesse sentido, é de extrema importância para as operações, o treinamento preciso para diferenciação entre bandido e morador, visando diminuir o número de mortes acidentais em ações policiais. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe salientar a destruição em massa causada pelas operações, que vem desde a marca de bala na parede a explosão de veículos. Esses atos criam entulhos no local, afetando na mobilidade e colaborando para a inospitalidade do local. (Truncamento) Consequentemente afastando a presença de turistas no local, gerando uma quebra monetária em empreendimentos situados nesse endereço. Desse modo, é imperiosa a ação do Governo Estadual na recuperação dos locais que sofreram com tais destruições, propondo um novo visual para que atraia a população. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que as mortes de inocentes e as destruições em massas configuram-se como as consequências das operações policiais para a população das favelas do Brasil. Logo, cabe ao Governo Federal - órgão máximo responsável pela ordem social - em parceria com o Governo Estadual, investir na implementação do treino de reconhecimento civil na policia militar, por meio de padrões e ações que facilitem essa identificação por parte do policial, visando promover maior segurança ao civil e buscar diminuir as ocorrências de assassinato de inocentes pelos militares. Cabe também ao Governo Federal a criação de agentes públicos responsáveis pela restauração de áreas afetadas pelas operações, retirando entulhos, retirando as balas travadas nas parede e limpando o local, promovendo uma estabilidade socioterritorial no local. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com clareza. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |