Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
As operações policiais contra o crime organizado são fundamentadas no objetivo de reger a paz e a soberania das leis do país. Porém, com o advento dos resultados negativos dessas ações - como amplamente exposto na mídia em outubro de 2025, através das consequências da megaoperação policial no complexo da Penha - é possível notar como prejuízos que se dividem em imediatos: como as baixas humanas e a redução na qualidade de vida da população. E principalmente, tardios, neste caso, a formação de um ciclo de ódio pautado nos danos relacionados a esses acontecimentos. (Apresente a discussão com mais clareza)
Diante desse cenário, cabe ressaltar que as consequências imediatas dessas operações - apesar de suas intenções positivas a comunidade - trazem uma instabilidade a população das favelas. Isso decorre de dois motivos principais, sendo a quebra na organização das das milícias que lá atuam e mantém uma ordem pautada na força e uma moralidade com relação aos inocentes (na qual gera mais danos a comunidade). E principalmente as perdas humanas, entre os confrontantes e a população, além da redução geral na qualidade de vida.
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, as ações policiais também geram os danos tardios, exemplificados nessa situação mediante do surgimento de um ciclo de ódio contra os policias e, posteriormente, a manutenção desses acontecimentos. Isso acontece, pois, a população local se frustra diante das perdas e fundamenta como culpados a polícia, e carregados desse sentimento os jovens que presenciaram as consequências das operações podem escolher o caminho das milícias e manter o ciclo (Reestruture essa discussão). Tal fato pode ser exemplificado pela declaração de Immanuel Kant que afirma: "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Logo, caso receba a influência negativa, eles podem se tornar agentes para renovar essa problemática.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, como medidas para mitigar as consequências das operações policiais para a população das favelas, cabe ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública e suas demais secretárias a fiscalização das ações policiais de forma a evitar acontecimentos mórbidos como os do complexo da Penha. (Melhore a construção de sentido) Isso deverá ser feito através do uso adequado das câmeras frontais como maneira de prevenir o uso da força - por meio das devidas punições legais - quando não necessária e, assim, evitar a renovação do ciclo mencionado. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões com clareza. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |