As consequências das operações policiais para a população das favelas
As consequências das operações policiais para a população das favelas - Corrige Aqui
As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil
Enviada em: 05/11/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
840
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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A Constituição Federal configura-se não apenas como o alicerce jurídico que rege o país, mas também como instrumento de proteção social, uma vez que assegura, em seus dispositivos, a segurança pública. Nesse contexto, constitui uma necessidade à justiça a execução de operações policiais em comunidades pobres do Brasil, como nas favelas cariocas. Embora seja um tema muito debatido entre especialistas, o problema da segurança parece piorar nos tempos atuais. Assim, compreender e extinguir esta dificuldade e as consequências que dela decorrem é um dever do Estado.
Em primeiro plano, é necessário compreender as origens das organizações criminosas no país. Os livros de história apontam o cangaço como grupo social e armado, nascido no nordeste do Brasil no final do século XIX, o precursor das facções atuais, como o Comando Vermelho (CV). Ele surgiu em decorrência de condições de miséria, seca, concentração de riqueza e coronelismo nordestino, deixando o sertanejo sem proteção e acesso a direitos. Diante disso, não restavam muitas opções às pessoas pobres senão entrar no movimento cangaço como estratégia de sobrevivência ou resistência. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é preciso refletir sobre as condições socioeconômicas das comunidades pobres no Brasil. Segundo a reportagem da BBC News Brasil, o crime organizado predomina há décadas em nosso território e continua a expandir-se financeiramente, atuando em setores como o de combustíveis e de bebidas. Embora haja bandidos ricos e muito dinheiro envolvido nas operações, é notório que entre os aliciados existem muitas pessoas pobres, que, assim como no cangaço, escolheram a ilegalidade como estratégia de vida.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, conclui-se que a polícia, ao adentrar as favelas, pode causar nenhuma consequência positiva a longo prazo (Essa discussão não foi bem desenvolvida no texto). Isso ocorre porque devem ser enfrentadas as causas do problema, que são idênticas tanto no cangaço como nas organizações criminosas de hoje. Para tanto, o Estado deve aprimorar a educação e promover iniciativas que gerem emprego nas regiões de pobreza. A educação amplia o pensamento crítico, a ocupação gera aumento da renda. Somente por meio de medidas que ataquem as causas do problema será possível oferecer o direito humano de segurança à população. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Explore mais as consequências das operações policiais nas favelas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
80
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.