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As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 05/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial

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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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De acordo com Rui Barbosa, um dos escritores mais importantes e renomados do século XX, não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento de justiça. Nesse sentido, as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, na sociedade brasileira, ferem não somente preceitos éticos relacionados à sensação de justiça, como também constitucionais, estabelecidos na Carta Magna do país. Tal problemáticas possui uma série de causas, dentre elas, o descumprimento do governo na manutenção dos direitos devidos aos cidadãos brasileiros conforme art. 5 da Constituição Federal e a falta de senso crítico da sociedade.

Diante disso, é crucial salientar que a omissão estatal é o principal empecilho ao combate das consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil e garantia de direitos ao cidadão. Sob esse entendimento, de acordo com a filósofa Djamila Ribeiro, reconhecer o próprio lugar de fala é essencial para compreender as desigualdades estruturais e promover o diálogo social de forma igualitária. Neste conceito, coíbe o poder legislativo e, consequentemente, a queda da igualdade social. Descarte, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consideração de progresso sociocultural habermaniano.
é perceptível que a ausência de políticas públicas efetivas gera impactos sociais e psicológicos profundos nas populações mais vulneráveis. O medo constante, a insegurança e a sensação de abandono estatal dificultam o pleno exercício da cidadania. De acordo com o filósofo John Rawls, a justiça social se concretiza apenas quando as desigualdades existentes beneficiam os menos favorecidos — ideia que evidencia o fracasso do Estado em promover equidade e dignidade. Além disso, como destaca Djamila Ribeiro, o reconhecimento das diferentes posições sociais é fundamental para compreender as desigualdades estruturais que persistem no país. Dessa forma, a omissão e a violência institucional contribuem para a reprodução de um ciclo de exclusão e desconfiança social.

Portanto, para mitigar as consequências as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, é imprescindível que o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve promover campanhas educativas e projetos de conscientização social, por meio de investimentos em escolas públicas, formação cidadã e espaços culturais acessíveis à população. (Parágrafo frasal)

Essa ação tem como objetivo estimular o pensamento crítico e reduzir comportamentos discriminatórios e excludentes. Como afirmou Paulo Freire, “a educação muda pessoas, e pessoas transformam o mundo” — logo, apenas com o fortalecimento da consciência coletiva será possível transformar a realidade social brasileira.

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200