Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
De acordo com Rui Barbosa, um dos escritores mais importantes e renomados do século XX, não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento de justiça. Nesse sentido, as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, na sociedade brasileira, ferem não somente preceitos éticos relacionados à sensação de justiça, como também constitucionais, estabelecidos na Carta Magna do país. Tal problemáticas possui uma série de causas, dentre elas, o descumprimento do governo na manutenção dos direitos devidos aos cidadãos brasileiros conforme art. 5 da Constituição Federal e a falta de senso crítico da sociedade.
Diante disso, é crucial salientar que a omissão estatal é o principal empecilho ao combate das consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil e garantia de direitos ao cidadão. Sob esse entendimento, de acordo com a filósofa Djamila Ribeiro, reconhecer o próprio lugar de fala é essencial para compreender as desigualdades estruturais e promover o diálogo social de forma igualitária. Neste conceito, coíbe o poder legislativo e, consequentemente, a queda da igualdade social. Descarte, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consideração de progresso sociocultural habermaniano.
é perceptível que a ausência de políticas públicas efetivas gera impactos sociais e psicológicos profundos nas populações mais vulneráveis. O medo constante, a insegurança e a sensação de abandono estatal dificultam o pleno exercício da cidadania. De acordo com o filósofo John Rawls, a justiça social se concretiza apenas quando as desigualdades existentes beneficiam os menos favorecidos — ideia que evidencia o fracasso do Estado em promover equidade e dignidade. Além disso, como destaca Djamila Ribeiro, o reconhecimento das diferentes posições sociais é fundamental para compreender as desigualdades estruturais que persistem no país. Dessa forma, a omissão e a violência institucional contribuem para a reprodução de um ciclo de exclusão e desconfiança social.
Portanto, para mitigar as consequências as consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil, é imprescindível que o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve promover campanhas educativas e projetos de conscientização social, por meio de investimentos em escolas públicas, formação cidadã e espaços culturais acessíveis à população. (Parágrafo frasal)
Essa ação tem como objetivo estimular o pensamento crítico e reduzir comportamentos discriminatórios e excludentes. Como afirmou Paulo Freire, “a educação muda pessoas, e pessoas transformam o mundo” — logo, apenas com o fortalecimento da consciência coletiva será possível transformar a realidade social brasileira.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |