Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Em nossa sociedade atual, marcada por constantes transformações, a criminalidade e desigualdade enfrentada em áreas periféricas ainda é um fato constante que ocorre em nossa cidade. Devido à falta de auxílio do governo e preconceito, os moradores dessas áreas são excluídos e privados de direitos fundamentais. (Melhore a contextualização do tema)
A Constituição Federal de 1988 alega que todos têm o direito à segurança, educação e boa qualidade de vida, o que diante este cenário não acontece. Os moradores das favelas passam a maior parte de seu tempo com medo, alguns precisam encarar os confrontos de tiroteio para poder trabalhar e sustentar a família, crianças e jovens perdem o direito a educação devido o fechamento das escolas, a vida de muitas pessoas é atrapalhada por conta da alta taxa criminalidade e confronto com policiais. (Melhore a apresentação dessa discussão)
No dia 28 de Outubro de 2025, uma megaoperação no Complexo do Alemão e Penha parou todo estado do Rio de Janeiro, foram mais de 110 mortos, considerada a maior operação da história do Rio. Muitos trabalhadores tiveram que andar até suas casas por conta da falta de transporte público na cidade, expostos a riscos e ameaças da facção criminosa, instituições de ensino não funcionaram ou tiveram que reduzir o horário, e empresas também tiveram expediente reduzido em muitas áreas da cidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que o governo promova segurança e torne as comunidades um ambiente mais seguro, garantindo o bem-estar de todos os cidadãos que ali habitam. É importante também que os pais conversem e apoiem seus filhos a buscar uma boa condição de vida para reduzir a taxa de jovens na vida do crime, muitos acabam indo para esse lado por conta da falta de incentivo da família e desinteresse no mercado de trabalho, achando que o crime é o caminho mais fácil. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |