Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
No filme “Tropa de Elite”, dirigido por José Padilha, as operações policiais dentro de favelas são retratadas refletindo a realidade dos moradores de favela e dos policiais que realizam operações. Mesmo após aproximadamente 20 anos de lançamento, nota-se que as consequências das ações policiais para a população das favelas no Brasil se faz ainda presente nos dias atuais. Lamentavelmente, residentes de favelas (Use sinônimos para evitar repetição) são oprimidos diariamente por organizações criminosas e diversas vezes, pela polícia. É inevitável a responsabilidade do Estado nas consequências para a população das favelas, que são persistentes pela ausência de medidas eficientes.
Nessa perspetiva, as consequências das operações policiais nas favelas brasileiras se tratam de um problema ainda incidente em pleno século XIX. Isso acontece porque muitas vezes o Estado mostra-se negligente ao não oferecer medidas eficientes no combate ao crime organizado, como a polícia recorrendo ao uso indevido da violência abusiva, que resultam em danos físicos e emocionais para a população que não se associa ao crime (Melhore a apresentação dessa discussão). No filme “Tropa de Elite” é exposta a realidade de moradores de favelas, a destruição causada pelas guerras, mortes e corrupção, pois muitos policiais são corruptos e estão envolvidos com facções. Semelhantemente, atualmente no Brasil o mesmo problema persiste.
Dessa forma, o problema apresentado se torna alarmante, entretanto, invisível para o Estado, que não apresenta medidas efetivas para a raiz do crime organizado, que tem por origem a educação precária e a escassez de oportunidades. (Melhore a apresentação dessa discussão. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, o Ministério da Educação deve combater a raiz do crime através da expansão da educação, investindo em escolas e profissionais educacionais capacitados dentro de favelas, ofertando melhores formações que resultam em oportunidades. Cabe também ao Ministério da Defesa escolher policiais capacitados que não compactuam com o crime, através de investigações rígidas e processos seletivos, deve criar abordagens moderadas e mais eficientes, valorizando o diálogo e o bem-estar da comunidade. Com isso, progressivamente, o crime será combatido sem promover danos à população, aumentando a qualidade de vida e gerando oportunidades para um futuro com menos criminalidade e violência. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |