Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Desde a Antiguidade, pensadores e artistas apontam a relevância da convivência harmoniosa em sociedade, como Aristóteles ao afirmar que o ser humano é um "animal político". Entretanto, no Brasil contemporâneo, percebe-se que determinados obstáculos comprometem a efetivação plena desse ideal coletivo. (Vírgula) haja vista as consequências das operações policiais para as operações da nas favela no Brasil o que representa uma grave falha social. Dentre os principais entraves, destacam-se: a negligência estatal diante e a insuficiente conscientização da população acerca da gravidade da questão.
Diante desse cenário, é possível mencionar que a negligência estatal representa um dos fatores que dificultam a superação das consequências causadas pelas operações policiais no Brasil. Segundo o sociólogo Emile Durkheim, o Poder Público deve atuar como agente regulador da harmonia coletiva, promovendo o bem-estar social. Nesse
sentido, a falta de políticas públicas efetivas direcionadas para essa temática revela o descaso governamental vivenciado por parte significativa da população. Essa omissão estatal contribui para preservar as desigualdades e perpetua a falta de perspectivas de mudanças. Assim, enquanto o Governo não exercer seu papel de agente mediador. o
desafio continuará a comprometer o pleno desenvolvimento coletivo.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a insuficiente conscientização da população também intensifica o agravamento da questão. O filósofo Immanuel Kant defendia que o ser humano é resultado da educação que recebe, o que reforça a relevância da formação ética e crítica dos cidadãos. A carência de ações educativas voltadas à construção de uma consciência coletiva impede que a sociedade reconheça a dimensão a essa realidade e atue de forma atenciosa. Dessa maneira, a falta de envolvimento e empatia social contribui para a naturalização de práticas prejudiciais à coletividade, o que impossibilita a resolução do impasse. Desse modo, torna-se urgente investir em iniciativas de conscientização que estimulem o compromisso ético dos indivíduos com o bem comum.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, é patente que a negligência estatal e a falta de conscientização popular comprometem esse panorama social. Para reverter tal situação, o Ministério da Educação, em parceria com os governos estaduais, deve promover programas de formação cidadã nas escolas públicas, por meio de oficinas e debates sobre empatia, solidariedade e responsabilidade coletiva, a fim de desenvolver a consciência crítica dos jovens. Somente com a união entre poder público e
sociedade civil será possível consolidar uma convivência pautada no respeito e na cooperação, conforme defendido por Aristóteles há séculos (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |