Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No Brasil, diversas favelas são reféns da violência e do crime organizado vindo de facções, devido a isso, é comum que operações policiais ocorram nessas favelas, com o objetivo de controlar essa criminalidade e manter a segurança da região. Entretanto, inúmeras dessas operações ocasionam na morte de diversos criminosos, policiais e até mesmo de cidadãos, causando assim uma grande desconfiança na população quanto aos métodos de manutenção da paz utilizados pela polícia.
Na maioria das operações policiais, em favelas, é nítido um grande uso de força letal, resultando em um grande derramamento de sangue, tendo como exemplo a megaoperação ocorrida no Rio de Janeiro, que resultou na morte de mais de 100 traficantes, (Justaposição) essa violência, muitas vezes, resulta em um medo irracional de policiais na mente dos moradores, que deixam de confiar nos agentes da lei e passam a considerá-los como indivíduos a serem temidos, esse medo pode deixar o indivíduo mais propenso a se aliar ao mundo do crime, criando assim um ciclo de violência e terror. (Explore mais a discussão. Apresente a fonte das informações apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Outro problema gerado por essa problemática, (Sem vírgula) é o aumento da vulnerabilidade da população das favelas frente a situação, é comum que os moradores da favelas sofram abusos e violência vindo das facções da região, porém, quando as operações policiais ocasionalmente causam a morte de cidadãos comuns, o desespero se agrava e deixa os mesmos desamparados por não poderem confiar sua segurança a ninguém, causando na população a dúvida de se sequer conseguirão voltar para suas casas com vida.
(Boa estratégia coesiva) Diante dessas consequências, é necessário que o órgão do governo responsável pela força policial invista em meios menos letais, como o uso de armas de choque e tranquilizantes, também é necessário que as comunidades das favelas sejam conscientizadas sobre as intenções dessas operações, é de igual importância que os mesmos sejam ensinados a se protegerem em casos de confronto entre os policiais e as facções. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |