Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
As operações policiais são necessárias, mas podem causar muitos transtornos para a população das favelas brasileiras. Em situações de guerra, muitas vezes as vítimas são cidadãos inocentes. Deve-se pesar os prós e os contras. Não é fácil equacionar a questão da criminalidade. (Melhore essa construção) O ideal é fazer operações cirúrgicas. Mas é muito difícil colocar isso em prática.
Em primeiro lugar, deveria haver ocasiões de ações policiais nas favelas com zero mortos entre os moradores não envolvidos com atitudes criminosas e entre as próprias forças de segurança. Mas é quase impossível realizar tal feito na prática. Há enorme dicotomia entre o mundo inteligível e o mundo sensível, como diria Platão. Tal situação é análoga à teoria do equilíbrio, de Hardy-Weinberg. Se trata de uma população teórica, cujos princípios são alterados por fatores evolutivos. Operações policiais com zero mortes entre inocentes segue a mesma lógica. Da mesma maneira, não se deve cogitar discussões filosóficas quando a própria vida está em risco. É o caso das forças de segurança. Não existem Ciências e Filosofia no inferno de Dante. É preciso paz para poder seguir.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, fica muito difícil o desenvolvimento da economia e geração de empregos diante de um cotidiano violento. Isso não significa que as operações policiais devem ser suprimidas. Significa que deve haver ação conjunta dos governos municipal, estadual e federal no combate aos criminosos, com treinamento e preparo ostensivos dos agentes de segurança. Junto a isso, é importante lançar campanhas publicitárias nas diversas mídias, inclusive rádio, televisão e internet, para não incentivar o uso de drogas e substâncias tóxicas de modo geral. A divulgação de ideias é uma ótima maneira de persuadir as pessoas. De preferência, as campanhas publicitárias devem refutar a visão de mundo segundo a qual usar fumo e drogas é ''descolado''. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, as operações policiais nas favelas brasileiras se revelam um mal necessário. Deve-se ter cuidado para minimizar a quantidade de vítimas inocentes. Daí a necessidade de preparo dos agentes de segurança, por mais que o instinto prevaleça.
Dados correção tradicional
Reelabore e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |