[Sem título] - Corrige Aqui

As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 04/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

Durante a República Velha, a ação do governo em urbanizar e "higienizar" regiões habitadas pela população pobre, resultou na Revolta da Vacina que matou e espalhou milhões de pessoas à margem social. Entretanto,com o passar dos séculos, esse problema se agravou com a apropriação de organizações criminosas nessas regiões, além dos combates constantes com a polícia, resultando em insegurança, trauma e o reforço da divisão social.

Em primeiro lugar, operações mal executadas focam somente na causa e não nos afetados, já que interrompem a rotina dos moradores, assustam e ferem jovens, adultos e crianças. Assim, os cidadãos ficam acuados entre criminosos e agentes da lei vivendo um caos em meio a um espaço negligenciado pelo Estado, gerando dúvidas de um futuro melhor. (Abordagem limitada. Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a comunidade e os seus residentes são tratados como "danos colaterais" pelas autoridades, uma vez que a periferia é vista como um âmbito de marginais, generalizando e condenando trabalhadores e pessoas honestas que buscam por sobrevivência.Dessa forma, as barreiras impostas pelo bandidos, por meio de atos ilícitos, contribuem cada vez mais para a divisão de classes, a ruína e o abandono dos habitantes. (Reestruture e explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o mal planejamento de operações policiais sempre deixam marcas em minorias no Brasil. Cabe ao Governo e ao Ministério da Justiça e Segurança, (Sem vírgula) a elaboração de táticas mais eficientes contra o crime organizado, ou seja, o combate à milícia, ao fornecimento e a produção caseira de armamentos, visando enfraquecer o poder do tráfico, consequentemente assegurando a vida de inúmeros inocentes. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200