Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Durante a República Velha, a ação do governo em urbanizar e "higienizar" regiões habitadas pela população pobre, resultou na Revolta da Vacina que matou e espalhou milhões de pessoas à margem social. Entretanto,com o passar dos séculos, esse problema se agravou com a apropriação de organizações criminosas nessas regiões, além dos combates constantes com a polícia, resultando em insegurança, trauma e o reforço da divisão social.
Em primeiro lugar, operações mal executadas focam somente na causa e não nos afetados, já que interrompem a rotina dos moradores, assustam e ferem jovens, adultos e crianças. Assim, os cidadãos ficam acuados entre criminosos e agentes da lei vivendo um caos em meio a um espaço negligenciado pelo Estado, gerando dúvidas de um futuro melhor. (Abordagem limitada. Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a comunidade e os seus residentes são tratados como "danos colaterais" pelas autoridades, uma vez que a periferia é vista como um âmbito de marginais, generalizando e condenando trabalhadores e pessoas honestas que buscam por sobrevivência.Dessa forma, as barreiras impostas pelo bandidos, por meio de atos ilícitos, contribuem cada vez mais para a divisão de classes, a ruína e o abandono dos habitantes. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o mal planejamento de operações policiais sempre deixam marcas em minorias no Brasil. Cabe ao Governo e ao Ministério da Justiça e Segurança, (Sem vírgula) a elaboração de táticas mais eficientes contra o crime organizado, ou seja, o combate à milícia, ao fornecimento e a produção caseira de armamentos, visando enfraquecer o poder do tráfico, consequentemente assegurando a vida de inúmeros inocentes. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |