Na última semana, (Cuidado ao fazer recortes temporais) ocorreu a operação policial, contra facções, mais letal da história do RJ, com cerca de 130 mortos, nas comunidades da Penha e Alemão, que são dominadas por uma facção criminosa. Embora possa ter sufocado o crime, pouco é discutido sobre os impactos das operações na vida dos não criminosos, os quais, devido ao medo, são impedidos de trabalhar, estudar e viver sua vida normalmente. Por isso, é necessário que a segurança pública evite trazer consequências negativas das operações policiais, (Sem vírgula) para a população das favelas brasileiras.
Primeiramente, as consequências negativas das operações policiais nem sempre se resumem ao assassinato de inocentes. Uma reportagem da Globo cita que, durante a operação mais letal do RJ, diversas escolas, postos de saúde e comércio, das favelas afetadas, foram fechados. De fato, as populações das favelas foram prejudicadas pela operação policial, pois diversas crianças foram impedidas de ir à escola, afetando os estudos, pessoas perderam atendimentos nos postos de saúde, e o comércio vendeu e arrecadou menos, pois ficou fechado. Portanto, a operação policial não matou inocentes, porém trouxe atrasos na vida dos moradores das favelas. (Melhore essa construção)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, possíveis respostas dos criminosos, contra as operações policiais, aumentam ainda mais as consequências negativas para a população das favelas no Brasil. O Canal do Youtube Iconografia da História mostra diversas revoltas de membros de facção, após operações policiais violentas, no qual muitas vezes os criminosos atacam civis inocentes. Diante a esses fatos, as respostas dos criminosos, contra as operações policiais, afetam negativamente a vida dos moradores das favelas, pois qualquer cidadão inocente pode ser assassinato ou ter seu carro queimado, por um criminoso, após uma operação policial. Isso reforça o clima de medo, durante e após uma operação policial nas favelas. (Melhore a apresentação dessa discussao)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas urgentes devem ser tomadas em prol dos moradores das favelas brasileiras. As Prefeituras Municipais devem indenizar os moradores das favelas, prejudicados pelas operações policiais, por meio do reagendamento de consultas, nos postos de saúde, reposição de aulas nas escolas, e acordos com o comércio, com a finalidade de garantir os direitos e compromissos da população, retirados durante uma operação policial. Ademais, o Ministério da Justiça deve fiscalizar as atitudes dos policiais em operações, por meio da instalação de câmeras nos uniformes, com o objetivo de diminuir as chances de qualquer ato criminoso, por um policial, que afete negativamente os moradores inocentes das favelas brasileiras, durante uma operação contra o crime. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |