Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A série animada de televisão “Os Simpsons” retrata, de forma crítica, o comportamento da sociedade moderna, expondo a eficácia policial e a segurança dos moradores em Springfield em um dos seus episódios. Fora da ficção, a realidade não se assemelha ao desenho, pois o Brasil ainda enfrenta as consequências das operações policiais para a população das favelas. As principais causas dessa conjuntura são a negligência governamental e a inércia midiática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Sob esse viés, o descaso estatal contribui para o combate ao crime ineficaz. O filósofo Thomas Hobbes, em sua obra “Leviatã, afirma que o Estado deve garantir a ordem social e proteger os cidadãos do caos. No entanto, isso não está sendo evidenciado na sociedade brasileira, uma vez que que há fracasso nas políticas de segurança pública, atingindo principalmente a população mais sofrida. Como consequência, segundo o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), a exposiçao de moradores de favelas a confrontos armados desenvolve uma maior probabilidade de depressão e ansiedade a essas pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a omissão midiática agrava o cenário negativo enfrentado nessas comunidades. O escritor Aldous Huxley, em “Admirável Mundo Novo”, ressalta que os fatos não deixam de existir apenas porque são ignorados. Nesse sentido, percebe-se que a mídia nacional não promove a reflexão crítica acerca da fragilidade da gestão pública, visto que são escassos documentários e reportagens que tratem abertamente dos tiroteios envolvendo agentes do Estado e com o de cidadãos que vivem em favelas (Melhore a apresentação dessa discussão). Como resultado, aumenta o número de criminalidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Governo Federal, órgão responsável pelo controle dos interesses públicos, por intermédio do Ministério da Educação, criar campanhas de conscientização, por meio de palestras e oficinas sobre as consequências das operações policiais nas escolas, em parceria com os veículos midiáticos, como o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que auxiliarão na divulgação desses projetos, a fim de atingir o maior número de cidadãos e conscientizá-los a respeito do elevado número de mortos. Assim, a problemática será erradicada gradualmente e o episódio de “Os Simpsons” se tornará realidade no país. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |