Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
No cenário social brasileiro atual, as consequências das operações policiais para a população das favelas, (Sem vírgula) configuram um desafio que compromete a garantia da segurança plena aos cidadãos. (Truncamento) Uma vez que o resultado de tais operações são violentas e imensuráveis. Tal realidade contrasta com o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que assegura a todos direitos fundamentais baseados na dignidade e na igualdade.
Sob esse viés, é importante destacar que as problemáticas ligadas às operações policiais nas favelas, como ausência de segurança aos moradores revelam uma contradição entre a garantia formal de direitos e sua efetivação na realidade. Isso porque, segundo o artigo 5º da Constituição atual, todos os cidadãos possuem direito à vida digna e segura. Entretanto, como aponta o filósofo Norberto Bobbio em "A Era dos Direitos", o desafio contemporâneo não está na criação de novos direitos, mas em torná-los efetivos. Assim, observa-se que a carência de proteção e dignidade decorre da dificuldade do Estado em cumprir plenamente tais garantias constitucionais, perpetuando inseguranças nos residentes das favelas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, há direitos que existem “no papel, mas não na vida”, a população quando não consegue acessar, na prática, as garantias previstas no ordenamento jurídico abre espaço para a continuidade das problemáticas trazidas anteriormente que, não apenas violam princípios fundamentais, como a dignidade da pessoa humana, mas também limita o pleno exercício da cidadania, comprometendo a construção de uma sociedade verdadeiramente justa e inclusiva. (Parágrafo frasal. Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, para que os direitos respaldados no artigo 5º deixem de existir apenas no plano formal, como indicam Boaventura de Sousa Santos e Norberto Bobbio, é essencial que o Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos, desenvolva políticas públicas que ampliem a inclusão e o acesso igualitário à cidadania. Assim, avança-se na construção de uma sociedade pautada na dignidade humana. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |