Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
No filme brasileiro" Tropa de Elite", dirigido por José Padilha, é retratada a rotina violenta de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro, revelando a brutalidade estatal e o impacto direto sobre os moradores locais. Fora do campo ficcional, essa realidade persiste no cenário contemporâneo brasileiro, onde ações ostensivas das forças de segurança continuam provocando medo, mortes e violações de direitos nas favelas. Diante disso, observa-se que a ineficiência das políticas públicas de segurança e a estigmatização social dos moradores das periferias são as principais causas das consequências negativas das operações policiais nessas regiões. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Convém ressaltar, a princípio, que a ineficiência das políticas públicas de segurança é um fator determinante para a perpetuação da violência nas favelas. Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 144, é dever do Estado garantir a segurança pública com respeito aos direitos e à dignidade do cidadão. Contudo, a prática policial em muitas comunidades brasileiras se afasta desse princípio, (Sem vírgula) ao adotar estratégias militarizadas que tratam a população como inimiga, e não como parte da sociedade a ser protegida. Tal postura resulta em frequentes violações de direitos humanos, como execuções, invasões de domicílio e mortes de inocentes (Apresente dados, fatos). Essa negligência estatal, além de ceifar vidas, aprofunda o medo e a desconfiança entre os moradores e as instituições públicas, consolidando um ciclo de violência e exclusão social.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a estigmatização social das favelas reforça as consequências negativas das operações policiais. O filósofo Michel Foucault discute que o poder disciplinar se mantém por meio da vigilância e da punição, o que se aplica às dinâmicas de controle exercidas sobre as populações marginalizadas. Assim, a visão estereotipada que associa pobreza à criminalidade legitima, na percepção social, ações violentas do Estado nesses territórios. A ausência de políticas educacionais e midiáticas que valorizem as identidades periféricas contribui para essa distorção. Como resultado, a população das favelas é constantemente exposta a abusos policiais e à perda de direitos básicos, o que agrava a exclusão e reduz as oportunidades de ascensão social.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Educação, implante programas de formação continuada para os agentes de segurança e promova campanhas educativas que combatam a estigmatização das favelas, por meio de treinamentos em direitos humanos e de incentivos à mídia comunitária, a fim de reduzir a violência institucional e aproximar o Estado das populações marginalizadas. Desse modo, será possível construir um modelo de segurança pública mais humanizado e socialmente justo, capaz de preservar vidas e restaurar a confiança nas instituições. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |