Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No Brasil, As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil se mostra relevante na sociedade atual. Entre suas principais causas estão a desigualdade social,além da ausência de política pública eficazes e o crescimento do tráfico de drogas.Essas realidade evidência a necessidade de medidas que garantam soluções para essa questão.
Uma das consequências visíveis da desigualdade na favelas e o alto índices de criminalidade. Isso ocorre porque a falta de oportunidade de emprego, educação de qualidade e acesso a serviços básicos contribuem para que as pessoas recorram a atividades ilegais como formas de sobrevivência. Assim, reforçando o Clico de pobreza, exclusão e vulnerabilidade, assim exigindo políticas públicas eficazes para desenvolvimento da sociedade em geral. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outro fator que intensifica esse problema e a ausência de políticas públicas eficazes. A falta de investimentos em areas como educação, saúde e infraestrutura e principalmente a segurança impacta diretamente na vida dos moradores, além de sofrerem com desrespeitos durante a operações policiais como invasões de casas sem mandato, demostrando desrespeito a leso gerando sensação de medo constante,tornando urgente a implementação de medidas estruturais que promovam políticas públicas eficazes para população. (Melhore a construção e apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que o governo implemente políticas públicas eficazes em áreas básicas para a população além das empresas organizações sociais contribuem com ações de inclusão e apoio a comunidades. Com esses reforços conjunto com o governo,estado e empresas será possível garantir oportunidades iguais e justiça social de forma efetiva. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |