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As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

Enviada em: 04/11/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Desde a colonização, o Brasil foi estruturado a partir de relações de exploração e controle, o que consolidou a agressão como componente estrutural da sociedade brasileira. Nesse contexto, a variedade de conflitos que marca a atualidade (Cite-os) decorre, principalmente, dos resquícios coloniais e da omissão estatal diante do enfrentamento dessas práticas.

É válido destacar o legado histórico do período colonial como principal catalisador do problema (Especifique o problema). O filme "Cidade de Deus" evidencia esse processo ao retratar como as comunidades foram formadas a partir da exclusão histórica e do abandono político. Nessas condições, a violência deixa de ser escolha e se torna consequência de uma estrutura social que segue o padrão de exploração iniciado no Brasil colônia. Assim, diferentes formas de hostilidade continuam sendo produzidas por uma base social que mantém as mesmas lógicas de exploração do passado. Além da violência física, a população também sofre com agressões psicológicas e simbólicas, reforçando desigualdades históricas.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a postura do governo na gestão da segurança pública contribui para a intensificação das práticas violentas. O filme "Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro" expõe como, no Brasil, a resposta estatal ao crime muitas vezes se limita ao confronto armado, enquanto problemas estruturais permanecem ignorados. A obra retrata a corrupção dentro das instituições e a manipulação política das milícias, revelando que as próprias autoridades podem atuar como produtoras e mantenedoras da violência. Assim, quando o Estado falha em garantir direitos básicos, como moradia, educação e proteção, e prioriza ações punitivas em vez de prevenção, ele não reduz a criminalidade: reforça um ciclo contínuo de medo, injustiça e exclusão social.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se urgente enfrentar essa realidade de agressões que permeia o cotidiano brasileiro. Cabe ao Governo Federal e aos órgãos responsáveis por garantir direitos, segurança e proteção da população implementar políticas públicas de prevenção, por meio de programas de educação, inclusão social e campanhas de conscientização direcionadas às comunidades mais vulneráveis, visando reduzir a exposição à violência e ampliar o acesso a direitos fundamentais. Desse modo, será possível fortalecer a cidadania, promover justiça social e construir uma sociedade mais segura, justa e igualitária. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200