As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil
Enviada em: 04/11/2025
Status da correção:
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Inteligência Artificial
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fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Desde a colonização, o Brasil foi estruturado a partir de relações de exploração e controle, o que consolidou a agressão como componente estrutural da sociedade brasileira. Nesse contexto, a variedade de conflitos que marca a atualidade (Cite-os) decorre, principalmente, dos resquícios coloniais e da omissão estatal diante do enfrentamento dessas práticas.
É válido destacar o legado histórico do período colonial como principal catalisador do problema (Especifique o problema). O filme "Cidade de Deus" evidencia esse processo ao retratar como as comunidades foram formadas a partir da exclusão histórica e do abandono político. Nessas condições, a violência deixa de ser escolha e se torna consequência de uma estrutura social que segue o padrão de exploração iniciado no Brasil colônia. Assim, diferentes formas de hostilidade continuam sendo produzidas por uma base social que mantém as mesmas lógicas de exploração do passado. Além da violência física, a população também sofre com agressões psicológicas e simbólicas, reforçando desigualdades históricas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a postura do governo na gestão da segurança pública contribui para a intensificação das práticas violentas. O filme "Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro" expõe como, no Brasil, a resposta estatal ao crime muitas vezes se limita ao confronto armado, enquanto problemas estruturais permanecem ignorados. A obra retrata a corrupção dentro das instituições e a manipulação política das milícias, revelando que as próprias autoridades podem atuar como produtoras e mantenedoras da violência. Assim, quando o Estado falha em garantir direitos básicos, como moradia, educação e proteção, e prioriza ações punitivas em vez de prevenção, ele não reduz a criminalidade: reforça um ciclo contínuo de medo, injustiça e exclusão social.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se urgente enfrentar essa realidade de agressões que permeia o cotidiano brasileiro. Cabe ao Governo Federal e aos órgãos responsáveis por garantir direitos, segurança e proteção da população implementar políticas públicas de prevenção, por meio de programas de educação, inclusão social e campanhas de conscientização direcionadas às comunidades mais vulneráveis, visando reduzir a exposição à violência e ampliar o acesso a direitos fundamentais. Desse modo, será possível fortalecer a cidadania, promover justiça social e construir uma sociedade mais segura, justa e igualitária. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.