Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
800
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Na atualidade, a educação brasileira passa por mudanças significativas diante do avanço tecnológico. Nesse contexto, a inteligência artificial tem o potencial para redefinir o futuro. Entretanto, existe um desequilíbrio tanto no acesso às tecnologias quanto na preparação das instituições e professores, o que pode ampliar desigualdades educacionais. Por isso, é necessário desenvolver políticas públicas, investir na inclusão digital e estabelecer uma governança responsável da IA.
A inteligência artificial começa a se integrar no ensino, onde especialistas veem oportunidades, mas também riscos. Entre os benefícios, destaca-se a capacidade de personalizar o aprendizado de acordo com as necessidades individuais dos alunos. No entanto, os riscos aumentam a desigualdade, já que muitas escolas não possuem internet de qualidade nem equipamentos suficientes para os estudantes. De acordo com o Anuário Todos Pela Educação (2024), apenas 30% das escolas públicas têm internet em velocidade alta, o que limita o uso pedagógico da tecnologia. Portanto, o uso da IA na aprendizagem precisa ser acompanhado de investimento em inclusão digital, a fim de evitar que a inovação potencialize a desigualdade já existente.
(Boa estratégia coesiva) Além da questão do acesso, é preciso preparar professores, pois a falta de capacitação docente pode limitar o uso da IA. Segundo pesquisa (Qual?), 53% dos profissionais do ensino básico afirmam não se sentir preparados para integrar tecnologias digitais em sala de aula. Nesse sentido, é necessário incluir o desenvolvimento de competências digitais e uma compreensão ética do uso da IA. (Explore mais essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do avanço tecnológico e do desequilíbrio na desigualdade social, é necessário que o Governo, junto à Secretaria da Educação, invista em programas de formação continuada para professores, capacitando-os no uso ético e pedagógico da inteligência artificial. Ademais, as Prefeituras Municipais podem distribuir equipamentos e melhorar o acesso à internet, a fim de reduzir desigualdades e promover a inclusão. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
120
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.