Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
No filme “Click” (2006) é retratada a vivência de Michael com um novo controle remoto que modifica algumas fases da vida dele, porém, ele acaba se descontrolando e passa a viver uma realidade sem autonomia e humanidade em suas escolhas. Em vista disso, é possível perceber a similaridade desse cenário com a realidade vivida no Brasil atualmente. Com o crescente aumento do uso de inteligência artificial (IA) na rotina dos brasileiros, a educação também é afetada por esse processo, causando, sobretudo aos jovens, uma falta de desenvolvimento de pensamento crítico e uma banalização quanto à educação. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Sob essa perspectiva, é importante destacar como a tecnologia afeta o desenvolvimento cerebral das crianças e adolescentes hoje em dia. De acordo com uma pesquisa exibida pelo programa de TV “Fantástico”, alguns estudantes foram submetidos à execução de uma redação, em que, (Sem vírgula) um grupo utilizaria a IA para escrevê-la, enquanto o outro grupo, apenas usaria de seus conhecimentos. Com isso, a pesquisa chegou à conclusão que todos os estudantes que utilizaram IA não obtiveram o total desenvolvimento cerebral em comparação com o grupo que não utilizou. Isso indica, (Sem vírgula) como o uso dessas tecnologias - que acabam trazendo uma certa facilidade e praticidade - , afetam diretamente o crescimento e avanço do pensamento crítico dos jovens brasileiros, prejudicando a longo prazo a formação desses indivíduos como cidadãos.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator contribuinte para um mal uso da inteligência artificial na educação brasileira é a banalização dela. Conforme a lei N° 15.100/2025, é proibida a utilização de qualquer tipo de aparelho digital nas salas de aula. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a motivação para a implementação dessa lei surgiu devido aos crescentes impactos negativos do uso de celulares no desenvolvimento dos alunos em sala de aula. Por isso, percebe-se como a educação sofre um processo de banalização por parte dos jovens, que utilizam dessas inteligências sem o menor equilíbrio e responsabilidade em sua utilização. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de extrema importância que sejam implementadas medidas que garantam um melhor controle e diminuição dos impactos negativos do uso de inteligência artificial na educação brasileira. Por isso, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável por criar políticas públicas em prol da educação brasileira - capacitar todos os professores e docentes das escolas públicas e privadas do país, por meio de palestras e formações, os direcionando a como utilizar a IA de maneira assertiva e eficaz na sala de aula. Além de orientar os alunos a utilizar de maneira correta. (Truncamento) A fim de fortalecer e melhorar a educação brasileira, desencadeando em uma formação escolar efetiva, desenvolvendo aos jovens, autonomia e pensamento crítico. Assim, casos como o de Michael deixarão de ser pertinentes no Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |