[Sem título] - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 07/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

Dentro do contexto brasileiro contemporâneo, a democratização dos modelos de IA (inteligência artificial) acompanha um viés positivo da população geral. Entretanto, o uso ignorante e indiscriminado dessas ferramentas digitais põe em evidência o debate acerca de seus impactos na educação nacional. Desse modo, torna-se essencial que sejam discutidas a negligência governamental e a desigualdade social como agentes propulsores do óbice.(Muito bem. Formulou a tese)

A priori, vale destacar a inércia estatal no que atende à instrução para o proveito desses sistemas. Isto é, o mercado de sites para detecção de textos acadêmicos produzidos por IA, como o domínio ZeroGPT, mostra uma clara falha nesse aspecto. Ademais, isso se demonstra pertinente, pois indica uma deficiência no ensino do uso produtivo dessas tecnologias aos estudantes. Dessa maneira, percebe-se que a educação deve acompanhar os avanços da modernidade. (Reelabore essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é notório que a inequidade socioeconômica desfavorece a capacitação virtual enquanto não concede oportunidades a todos. A título de exemplo, no filme crítico Parasite, de 2019, a família desprivilegiada protagonizante luta para alcançar uma rede wi-fi, a fim de assistir um vídeo instrucional. Análogo a isso, no Brasil, inúmeros núcleos familiares carentes são alienados do acesso à internet e, por extensão, de maior compreensão dos novos instrumentos da informação. Assim sendo, a pauta da má distribuição de renda é uma que deve ser solucionada. (Relacione a discussão apresentada com o tema)

(Boa estratégia coesiva) Por fim, compreende-se que os impactos gerados pelo uso das redes neurais na esfera estudantil tem potencial construtivo, porém mal aproveitado. Portanto, cabe ao Governo Federal, por meio de ação conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, órgão máximo responsável pelas políticas de desenvolvimento tecnológico, e do Ministério da Educação, com financiamento do Tesouro Nacional, a inserção gradual e estruturada da inteligência artificial no cotidiano dos estudantes da rede pública de ensino, para que a nação verde-amarelo mantenha as novas gerações atualizadas. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200