O impacto das IAS na educação brasileira - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 07/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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O inventor americano Thomas Edison, (Sem vírgula) certa vez disse que descobriu mil maneiras de como não criar a lâmpada, estava se referindo as suas consecutivas falhas até obter êxito em sua almejada criação (Melhore a construção de sentido). As suas " mil tentativas " sem aparente resultado; instigaram Edison a pensar e buscar respostas; todavia no presente século a inteligência artificial(IA) se apresenta como uma ferramenta que fornece respostas de maneira rápida, (Justaposição) o impacto de seu advento da educação brasileira, (Sem vírgula) resulta em uma deficiência na formação de estudantes com capacidade de pensamento crítico e inovador; (Justaposição) diante de tal realidade é indispensável a atuação do Estado. (Contextualize o tema com clareza)

O filme "Exterminador do Futuro 4" traz a questão da diferença de capacidade de resolução de uma máquina, programada por chip e códigos, e a capacidade humana que em contrapartida pode pensar "fora da caixa". A IA na rede de ensino Brasileira pode influênciar negativamente na maneira que os estudantes resolvem suas atividades acadêmicas, resultando em uma conjuntura na formação e criação dos futuros profissionais do país. (Explore mais a discussão)

O Brasil demonstrou empolgação com a nova tecnologia, prova disso e a oficialização da criação de uma IA 100% Brasileira, entretanto a questão de seu impacto nos futuros profissionais do país( os atuais estudantes) é negligenciada pelo Estado Brasileiro; tendo em vista que a população compõe a identidade de uma sociedade, o ensino oferecido e maneira como é, tem consequências no tecido social do país. (Reestruture e apresente a discussão com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante da problemática apresentada, é necessário que o o Ministério da Educação, - órgão do governo federal responsável pelo plano educacional Brasileiro - implemente políticas que permitam o uso adequado da IA no ensino Brasileiro, por intermédio de leis que permitam seu uso adequado também como palestras e aulas ministradas aos alunos (Problemas na construção de sentido), instruindo sobre a ferramenta á estes, a fim de adequar a IA como objeto de auxílio sem anular o pensamento crítico e a capacidade de " procurar mil maneiras" de encontrar respostas, essas ações serão essenciais para o ensino Brasileiro.

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto e com mais clareza. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200