Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O inventor americano Thomas Edison, (Sem vírgula) certa vez disse que descobriu mil maneiras de como não criar a lâmpada, estava se referindo as suas consecutivas falhas até obter êxito em sua almejada criação (Melhore a construção de sentido). As suas " mil tentativas " sem aparente resultado; instigaram Edison a pensar e buscar respostas; todavia no presente século a inteligência artificial(IA) se apresenta como uma ferramenta que fornece respostas de maneira rápida, (Justaposição) o impacto de seu advento da educação brasileira, (Sem vírgula) resulta em uma deficiência na formação de estudantes com capacidade de pensamento crítico e inovador; (Justaposição) diante de tal realidade é indispensável a atuação do Estado. (Contextualize o tema com clareza)
O filme "Exterminador do Futuro 4" traz a questão da diferença de capacidade de resolução de uma máquina, programada por chip e códigos, e a capacidade humana que em contrapartida pode pensar "fora da caixa". A IA na rede de ensino Brasileira pode influênciar negativamente na maneira que os estudantes resolvem suas atividades acadêmicas, resultando em uma conjuntura na formação e criação dos futuros profissionais do país. (Explore mais a discussão)
O Brasil demonstrou empolgação com a nova tecnologia, prova disso e a oficialização da criação de uma IA 100% Brasileira, entretanto a questão de seu impacto nos futuros profissionais do país( os atuais estudantes) é negligenciada pelo Estado Brasileiro; tendo em vista que a população compõe a identidade de uma sociedade, o ensino oferecido e maneira como é, tem consequências no tecido social do país. (Reestruture e apresente a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante da problemática apresentada, é necessário que o o Ministério da Educação, - órgão do governo federal responsável pelo plano educacional Brasileiro - implemente políticas que permitam o uso adequado da IA no ensino Brasileiro, por intermédio de leis que permitam seu uso adequado também como palestras e aulas ministradas aos alunos (Problemas na construção de sentido), instruindo sobre a ferramenta á estes, a fim de adequar a IA como objeto de auxílio sem anular o pensamento crítico e a capacidade de " procurar mil maneiras" de encontrar respostas, essas ações serão essenciais para o ensino Brasileiro.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto e com mais clareza. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |