Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No meio do caminho” retrata, de modo figurado, os obstáculos que o ser humano enfrenta em sua jornada. Analogamente, o uso de inteligencia artificial (IA) na educação é um contratempo para o Brasil, já que impacta na forma como os cidadãos processam as informações e evidencia ainda mais a desigualdade no país. Logo, faz-se necessária a elucidação acerca dessa problemática, cujas principais causas são de cunho estatal.
Na fórmula de Bhaskara, a equação de segundo grau depende de duas raízes, ou seja, dos valores de “x”. Da mesma forma, ao se analisar os obstáculos do uso de IAs na educação, compreende-se também que é necessária a análise de suas incógnitas para se chegar na resolução desse revés. Por conseguinte, o avanço tecnológico, e principalmente a criação da inteligencia artificial, facilita a forma como a população busca por informação, basta um comando para a IA entregar todo o conteúdo. Porém, o contratempo está na questão de como será processada essa informação, com a facilidade de acesso a dados, referências e materias didáticos, os cidadãos podem fazer um estudo mais passivo que visa apenas consumir informação e isso prejudica o desenvolvimento do senso crítico, afinal, durante o aprendizado, mais do que absorver o conteúdo, é importante analisar, interpretar e questionar.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, convém frisar que a utilização de IA em escolas e universidades, apesar de benéfica, pode evidenciar ainda mais a desigualdade vigente no país. Nesse sentido, o uso de tecnologia em salas de aula facilita a forma do professor ensinar e do aluno aprender, criar imagens ou videos mais didáticos, fazer resumos, criar questões, tirar dúvidas, buscar referencias, entre outras coisas, otimiza tempo e gera mais volume de informações, o que, por consequência, melhora a qualidade do estudo. No entanto, em um país como o Brasil, onde muitos não têm acesso a tecnologia, essa realidade pode privilegiar ainda mais aqueles com recursos e criar uma nova forma de exclusão.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas para amenizar o problema. Por isso, é imprescindível que o Governo Federal – instância máxima de poder – com a ajuda de Organizações Não Governamentais (ONGs) e da mídia, promova políticas públicas, como campanhas de conscientização que visam informar sobre a importancia de usar a tecnologia de forma ativa e não apenas consumir informação, através de redes socias e palestras. Assim como promover investimento na educação, com destinação de recursos financeiros para infraestrutura e avanço tecnológico. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange á questão do impacto das IAs na educação brasileira. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |