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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 07/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Segundo a filósofa Djamila Ribeiro,”Não podemos combater aquilo que não tem nome”. À luz disso, no Brasil atual, a questão dos impactos das IAs (Desenvolva a sigla) na educação brasileira ainda carece de reconhecimento e discussão qualificada. Logo, torna-se evidente que o silenciamento e a displicência governamental comprometem a elaboração de políticas eficazes. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob esse viés, a ausência de um debate efetivo acerca da questão dificulta a consolidação de soluções. O filósofo Foucault afirma que, (Sem vírgula) “certos temas são silenciados para manter estruturas de poder”. De fato, no Brasil a temática das IAs na educação brasileira é frequentemente invisibilizada nos espaços públicos e escolares, o que limita a capacidade crítica da população (Desenvolva mais a discussão). Portanto, sem um diálogo plural, há o uso das IAs como forma de substituição ao pensamento e raciocínio próprio, favorecendo a formação de adultos cada vez menos críticos.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a displicência governamental é um dos principais fatores para a permanência desse cenário. nesse contexto, O escritor Aldous Huxley lembra que, (Sem vírgula) “os fatos não deixam de existir só porque são ignorados”. Assim, evidencia-se que a omissão estatal diante dessa realidade se manifesta, sobretudo, pela falta de investimento na fiscalização e regulamentação no uso das IAs. Como consequência, o uso indiscriminado vem favorecendo o aumento na divulgação de Fake News e golpes virtuais. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reflita e reestruture esse argumento)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que a falta de conscientização social e a displicência governamental dificultam o enfrentamento dos Impactos das IAs na educação brasileira. Para tanto, o Ministério Público e o Ministério da Educação devem promover campanhas educativas acessíveis e inclusivas em escolas e mídias digitais, para ampliar o debate social e formar cidadãos críticos. Além disso, é preciso ampliar políticas públicas como a criação de espaços como bibliotecas e rodas culturais que incentivem a leitura, a escrita e pesquisas sem o uso de IAs. Sendo assim, será possível nomear e enfrentar o problema assim promovendo uma sociedade mais justa. (Proposta incompleta) 

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200