Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Segundo a filósofa Djamila Ribeiro,”Não podemos combater aquilo que não tem nome”. À luz disso, no Brasil atual, a questão dos impactos das IAs (Desenvolva a sigla) na educação brasileira ainda carece de reconhecimento e discussão qualificada. Logo, torna-se evidente que o silenciamento e a displicência governamental comprometem a elaboração de políticas eficazes. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, a ausência de um debate efetivo acerca da questão dificulta a consolidação de soluções. O filósofo Foucault afirma que, (Sem vírgula) “certos temas são silenciados para manter estruturas de poder”. De fato, no Brasil a temática das IAs na educação brasileira é frequentemente invisibilizada nos espaços públicos e escolares, o que limita a capacidade crítica da população (Desenvolva mais a discussão). Portanto, sem um diálogo plural, há o uso das IAs como forma de substituição ao pensamento e raciocínio próprio, favorecendo a formação de adultos cada vez menos críticos.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a displicência governamental é um dos principais fatores para a permanência desse cenário. nesse contexto, O escritor Aldous Huxley lembra que, (Sem vírgula) “os fatos não deixam de existir só porque são ignorados”. Assim, evidencia-se que a omissão estatal diante dessa realidade se manifesta, sobretudo, pela falta de investimento na fiscalização e regulamentação no uso das IAs. Como consequência, o uso indiscriminado vem favorecendo o aumento na divulgação de Fake News e golpes virtuais. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Reflita e reestruture esse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que a falta de conscientização social e a displicência governamental dificultam o enfrentamento dos Impactos das IAs na educação brasileira. Para tanto, o Ministério Público e o Ministério da Educação devem promover campanhas educativas acessíveis e inclusivas em escolas e mídias digitais, para ampliar o debate social e formar cidadãos críticos. Além disso, é preciso ampliar políticas públicas como a criação de espaços como bibliotecas e rodas culturais que incentivem a leitura, a escrita e pesquisas sem o uso de IAs. Sendo assim, será possível nomear e enfrentar o problema assim promovendo uma sociedade mais justa. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |