Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Como afirmou Jean-Jacques Rousseau, “o homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado”, destacando a tensão entre os ideais de igualdade e os obstáculos sociais presentes na vida coletiva. Nesse contexto, um dos problemas mais relevantes atualmente é o impacto da inteligência artificial (Aprofunde a discussão), cuja persistência decorre de falhas estruturais e culturais que dificultam a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Tanto a atuação insuficiente do poder público quanto a influência distorcida dos meios de comunicação contribuem para a manutenção dos efeitos negativos da IA, evidenciando a necessidade de ações eficazes que promovam mudanças significativas.
Em primeiro lugar, a omissão do Estado se mostra como um elemento central na mitigação dos impactos da inteligência artificial (Quais?). De acordo com Thomas Hobbes, o Estado existe para assegurar a ordem e o bem-estar da população, mas, no contexto brasileiro, essa responsabilidade é frequentemente negligenciada. A escassez de políticas públicas voltadas para regulamentar o uso da IA evidencia a fragilidade institucional na promoção da justiça social e do bem comum. Assim, torna-se urgente uma reformulação na postura governamental; sem ações estruturadas, a superação dos desafios impostos pela inteligência artificial permanece inviável.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a influência midiática exerce papel decisivo na percepção e disseminação da inteligência artificial. Conforme salientou Afonso de Albuquerque, "a mídia brasileira é considerada o quarto poder e deve ser analisada conceitualmente, uma vez que exerce grande influência sobre a sociedade". Entretanto, muitas vezes, a mídia prioriza conteúdos superficiais ou sensacionalistas sobre IA, em detrimento de informações críticas e educativas. Essa distorção impacta diretamente a formação de opiniões conscientes e a tomada de decisões informadas, reforçando estereótipos e invisibilizando questões essenciais para o avanço social e tecnológico.
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, torna-se imprescindível a implementação de medidas estruturadas para mitigar os efeitos negativos da inteligência artificial. O Tribunal de Contas da União, em parceria com o governo federal, poderia desenvolver um plano integrado que envolva a destinação de recursos para campanhas de conscientização na mídia, além da criação de projetos educacionais em escolas e universidades, voltados à compreensão ética e responsável da IA. Tais iniciativas, ao promoverem mudanças culturais e informativas, seriam capazes de reduzir gradualmente os impactos prejudiciais da inteligência artificial e fomentar uma sociedade mais justa. Com políticas públicas consistentes e uma mídia comprometida com o bem comum, o Brasil estaria mais próximo de superar os desafios sociais e tecnológicos que limitam o pleno exercício da cidadania.
Dados correção tradicional
Abordagem tangencial. Delimite e explore a discussão de acordo com o tema proposto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |