Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A animação japonesa "Chobits" retrata uma sociedade emocionalmente e funcionalmente dependente de androids chamados de "persocoms", que assumiram papéis antes designados apenas à humanidade. Nesse aspecto, assim como na ficção, as novas tecnologias, com destaque para as inteligências artificiais (IAs), têm influenciado as mais diversas áreas sociais, incluindo a educação. Tendo isso em vista, o uso irrestrito das IAs, principalmente pelos jovens, tem causado impactos significativos tanto no desenvolvimento do pensamento crítico quanto na qualidade do aprendizado dos indivíduos.
Em primeiro plano, o constante avanço das inteligências artificiais, ainda que proporcione uma maior praticidade para questões do dia a dia, como uma rápida pesquisa sobre determinado conteúdo, tem causado preocupação no campo educacional. Isso ocorre pois tecnologias de IA, como, por exemplo, o ChatGPT e o Gemini, estão cada vez mais populares entre o público estudantil, que utilizam essas ferramentas, muitas vezes, não para auxiliar o seu estudo, mas como substituto do próprio raciocínio (Apresente pesquisas). Nesse sentido, o aluno, ao invés de ampliar seus conhecimentos, se torna incapaz de pensar de modo crítico, uma vez que troca o esforço e o tempo investidos no aprendizado por respostas imediatas fornecidas pelas IAs.
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, a superficialidade do aprendizado devido ao uso das e IAs no processo pedagógico é uma realidade. Segundo o escritor Yuval Noah Harari, em seu livro "Nexus", as IAs manipulam e ameaçam a autonomia humana. Sob essa perspectiva, além de desestimular o senso crítico, a dependência dessa tecnologia para o estudo o torna mecânico e superficial, pois sem o estímulo à pesquisa e à argumentação aprofundada, o indivíduo se limita a conhecimentos rasos e sem autenticidade. Dessa forma, o ser humano perde a sua autonomia intelectual e se transforma em alguém superficial e controlado por tecnologias que podem influenciar negativamente na formação dos cidadãos, já que por não conseguirem analisar o mundo com os seu próprio intelecto, perdem, assim, a sua individualidade e identidade, tal qual mencionado por Yuval. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de se combater a falta de pensamento crítico e a superficialidade do aprendizado entre os estudantes brasileiros. Para isso, urge que o Estado, cuja função principal é assegurar a ordem da nação, incentive, por meio de projetos educacionais nos centros acadêmicos e nas mídias, o desenvolvimento da autonomia intelectual dos indivíduos, com o estímulo à pesquisa e à argumentação aprofundada sobre diversos temas, em que o uso das IAs possa servir de auxílio e não substituto do raciocínio individual. Além disso, cabe ao governo alertar sobre como o consumo passivo de informações através das IAs pode impactar no crescimento psíquico e na formação de cidadãos funcionais. Por fim, é somente com a cooperação coletiva e o apoio do poder público que uma sociedade mais independente e consciente, diferente do que foi retratado em "Chobits", poderá ser criada. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |