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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 07/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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A animação japonesa "Chobits" retrata uma sociedade emocionalmente e funcionalmente dependente de androids chamados de "persocoms", que assumiram papéis antes designados apenas à humanidade. Nesse aspecto, assim como na ficção, as novas tecnologias, com destaque para as inteligências artificiais (IAs), têm influenciado as mais diversas áreas sociais, incluindo a educação. Tendo isso em vista, o uso irrestrito das IAs, principalmente pelos jovens, tem causado impactos significativos tanto no desenvolvimento do pensamento crítico quanto na qualidade do aprendizado dos indivíduos.

Em primeiro plano, o constante avanço das inteligências artificiais, ainda que proporcione uma maior praticidade para questões do dia a dia, como uma rápida pesquisa sobre determinado conteúdo, tem causado preocupação no campo educacional. Isso ocorre pois tecnologias de IA, como, por exemplo, o ChatGPT e o Gemini, estão cada vez mais populares entre o público estudantil, que utilizam essas ferramentas, muitas vezes, não para auxiliar o seu estudo, mas como substituto do próprio raciocínio (Apresente pesquisas). Nesse sentido, o aluno, ao invés de ampliar seus conhecimentos, se torna incapaz de pensar de modo crítico, uma vez que troca o esforço e o tempo investidos no aprendizado por respostas imediatas fornecidas pelas IAs.

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, a superficialidade do aprendizado devido ao uso das e IAs no processo pedagógico é uma realidade. Segundo o escritor Yuval Noah Harari, em seu livro "Nexus", as IAs manipulam e ameaçam a autonomia humana. Sob essa perspectiva, além de desestimular o senso crítico, a dependência dessa tecnologia para o estudo o torna mecânico e superficial, pois sem o estímulo à pesquisa e à argumentação aprofundada, o indivíduo se limita a conhecimentos rasos e sem autenticidade. Dessa forma, o ser humano perde a sua autonomia intelectual e se transforma em alguém superficial e controlado por tecnologias que podem influenciar negativamente na formação dos cidadãos, já que por não conseguirem analisar o mundo com os seu próprio intelecto, perdem, assim, a sua individualidade e identidade, tal qual mencionado por Yuval. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de se combater a falta de pensamento crítico e a superficialidade do aprendizado entre os estudantes brasileiros. Para isso, urge que o Estado, cuja função principal é assegurar a ordem da nação, incentive, por meio de projetos educacionais nos centros acadêmicos e nas mídias, o desenvolvimento da autonomia intelectual dos indivíduos, com o estímulo à pesquisa e à argumentação aprofundada sobre diversos temas, em que o uso das IAs possa servir de auxílio e não substituto do raciocínio individual. Além disso, cabe ao governo alertar sobre como o consumo passivo de informações através das IAs pode impactar no crescimento psíquico e na formação de cidadãos funcionais. Por fim, é somente com a cooperação coletiva e o apoio do poder público que uma sociedade mais independente e consciente, diferente do que foi retratado em "Chobits", poderá ser criada. (Apresentou todos os elementos da proposta) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200