Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
880
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar
resultados!
PUBLICIDADE
No livro “1984”, de George Orwell, é evidenciado, por meio da ficção, como grupos pertencentes do poder utilizam tecnologias para manipular a população. Similarmente, com a ascensão das IAs, é posto como se ela fosse a solução de todos os problemas como, por exemplo, na educação. Todavia, essa romantização cega pode acarretar problemas aos alunos: carência de pensamento crítico e utilização de seus dados pessoais para treinar a tecnologia. Por isso, a discussão sobre o assunto é necessária. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, a comodidade de usar a ferramenta para resolver problemas faz com que o cérebro não seja estimulado. O problema se intensifica quando utilizado por jovens em escolas porque, como explica o neurocientista americano Andrew Huberman, “as crianças não possuem seus cérebros totalmente desenvolvidos. Nesse sentido, o córtex pré-frontal - região responsável pela tomada de decisão e controle de impulso - ainda está em formação. Consequentemente, a pessoa terá dificuldade em tomar decisões de maneira independente, podendo se tornar apenas uma massa maleável para empresas e Governos abusarem. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o problema se amplifica quando entendido que as IAs não são de graça, que utilizam os dados dos usuários para melhorar seu sistema. Sob essa perspectiva, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis explica como isso ocorre, afirmando que “cada vez que você utiliza a ferramenta está treinando ela, fazendo com que fiquem cada vez melhores”. Dessa forma, o especialista problematiza que as “BigTecs” criaram uma maneira de ganhar dinheiro com custo quase zero, desenvolvendo todo esse processo para, no futuro, substituír por completo o ser Humano. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para resolver esse problema, deve-se atuar de maneira coordenada. O Ministério da Educação (MEC) deve criar o projeto “IAs para ensinar”, trabalhando em conjunto com pedagogos - que auxiliarão na implementação de materiais escolares sobre a utilização correta da ferramenta - e com o Poder Legislativo - para desenvolver leis humanistas para a preservação do trabalhador. Assim, haverá maior conscientização sobre a tecnologia e menor risco das pessoas perderem seus empregos. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
160
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.