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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 06/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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No filme "Lightyear", o personagem Sox é uma inteligência artificial capaz de, além de prestar apoio emocional, realizar cálculos físicos e matemáticos complexos, hackear sistemas, entre outras funções. Fora da ficção, o uso de plataformas semelhantes por estudantes de escolas e universidades é uma questão importante e afeta diversos indivíduos negativamente. Então, torna-se necessária a discussão sobre o impacto das IAs na educação brasileira, que está relacionado ao uso indevido das máquinas inteligentes e à falta de debate sobre o assunto.

Em primeira análise, a forma incorreta da utilização das inteligências artificiais é um ponto a ser considerado. Conforme o G1, uma pesquisa recente mostrou que pessoas que usam esses programas para realização total de suas tarefas têm uma atividade cerebral muito menor do que aquelas que as utilizam para consultas e apoio. Então, é necessário considerar que o maior problema está na forma de uso dessas plataformas. Assim é necessária uma mudança de pensamento nesses indivíduos, para suas habilidades cognitivas não serem prejudicadas.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de discussão sobre as desvantagens do excesso de inteligências artificiais é outra questão importante. Segundo o filósofo e sociólogo Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Logo, é preciso que o assunto seja trazido à pauta na sociedade, pois o uso excessivo desses programas pode prejudicar o aprendizado devido ao menor número de atividades cerebrais, como mencionado anteriormente. (Esse argumento precisa ser mais desenvolvido)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, pode-se dizer que o impacto das IAs na educação brasileira é um problema importante, e, para resolvê-lo, é necessário saber a melhor forma de utilização das inteligências artificiais e aumentar o debate sobre o tema na sociedade. Para isso, o Ministério da Educação deve fazer campanhas de conscientização, a fim de diminuir os impactos dessas plataformas na vida dos estudantes. Essa ação deve ser feita por meio vídeos educativos em redes sociais, incluindo aplicativos como TikTok e Instagram, para que principalmente os jovens sejam alcançados, além do uso de pôsteres e panfletos nas instituições de ensino. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200