Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
No filme "Lightyear", o personagem Sox é uma inteligência artificial capaz de, além de prestar apoio emocional, realizar cálculos físicos e matemáticos complexos, hackear sistemas, entre outras funções. Fora da ficção, o uso de plataformas semelhantes por estudantes de escolas e universidades é uma questão importante e afeta diversos indivíduos negativamente. Então, torna-se necessária a discussão sobre o impacto das IAs na educação brasileira, que está relacionado ao uso indevido das máquinas inteligentes e à falta de debate sobre o assunto.
Em primeira análise, a forma incorreta da utilização das inteligências artificiais é um ponto a ser considerado. Conforme o G1, uma pesquisa recente mostrou que pessoas que usam esses programas para realização total de suas tarefas têm uma atividade cerebral muito menor do que aquelas que as utilizam para consultas e apoio. Então, é necessário considerar que o maior problema está na forma de uso dessas plataformas. Assim é necessária uma mudança de pensamento nesses indivíduos, para suas habilidades cognitivas não serem prejudicadas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de discussão sobre as desvantagens do excesso de inteligências artificiais é outra questão importante. Segundo o filósofo e sociólogo Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Logo, é preciso que o assunto seja trazido à pauta na sociedade, pois o uso excessivo desses programas pode prejudicar o aprendizado devido ao menor número de atividades cerebrais, como mencionado anteriormente. (Esse argumento precisa ser mais desenvolvido)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, pode-se dizer que o impacto das IAs na educação brasileira é um problema importante, e, para resolvê-lo, é necessário saber a melhor forma de utilização das inteligências artificiais e aumentar o debate sobre o tema na sociedade. Para isso, o Ministério da Educação deve fazer campanhas de conscientização, a fim de diminuir os impactos dessas plataformas na vida dos estudantes. Essa ação deve ser feita por meio vídeos educativos em redes sociais, incluindo aplicativos como TikTok e Instagram, para que principalmente os jovens sejam alcançados, além do uso de pôsteres e panfletos nas instituições de ensino. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |