Os impactos da Inteligência Artificial na educação brasileira - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 06/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação representa uma das mudanças mais significativas do século XXI. Essa tecnologia, ao mesmo tempo em que promete personalizar o ensino e ampliar o acesso ao conhecimento, também levanta preocupações sobre desigualdades e perda de habilidades críticas. De acordo com a CNN Brasil, o avanço da IA “ocorre na velocidade da luz”, mas o desenvolvimento humano não acompanha o mesmo ritmo, o que pode gerar exclusão digital e aprofundar diferenças sociais. Diante disso, é necessário discutir como equilibrar o uso da IA na educação brasileira de forma ética e humanizada.

Segundo o filósofo Paulo Freire, a educação deve ser libertadora e promover o pensamento crítico. Contudo, o uso indiscriminado da IA pode tornar os estudantes passivos diante da tecnologia, apenas consumidores de respostas prontas. A pesquisa Student Voice 2025-26, citada pela Consumidor Moderno, mostra que 85% dos estudantes universitários utilizam IA em suas atividades acadêmicas, mas o uso excessivo pode reduzir o pensamento crítico. Assim, a IA, quando mal aplicada, pode transformar o aprendizado em mera reprodução de informações, afastando os jovens do desenvolvimento cognitivo pleno. 

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, se usada de maneira planejada, a Inteligência Artificial pode democratizar o acesso ao conhecimento e tornar o ensino mais inclusivo. Segundo a pesquisadora Dra. Emilly Fidelix, a IA possibilita uma aprendizagem mais personalizada e interativa, desde que equilibrada com as relações humanas. Além disso, a Educação 5.0 defende que o foco deve estar na formação ética, emocional e social dos alunos, não apenas na aplicação tecnológica. Portanto, a IA deve ser vista como ferramenta complementar ao trabalho docente, e não como substituta do professor.

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é fundamental que o Ministério da Educação, em parceria com instituições de ensino e empresas tecnológicas, promova programas de capacitação para professores e estudantes, visando o uso responsável da IA. Também é necessário incluir nas escolas disciplinas voltadas à ética digital e ao pensamento crítico. Assim, a educação brasileira poderá utilizar a tecnologia de forma consciente e equitativa, garantindo que a Inteligência Artificial seja instrumento de inclusão e desenvolvimento humano — e não de dependência e exclusão. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões apresentadas no desenvolvimento precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200