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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 06/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
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Atualmente, diferentes setores do país contam com o uso da inteligência artificial em suas atividades diárias. Entretanto, a educação encontra problemas com a ferramenta. Um dos desafios são escolas que contam com infraestrutura ruim que impossibilita a utilização de computadores, ou a falta dele. Ademais, muitos estudantes acabam utilizando a computação cognitiva de maneira exagerada o que acaba prejudicando seu desenvolvimento estudantil. (Melhore a contextualização do tema)

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet mostra que apenas 58% das escolas particulares e públicas brasileiras possuem computadores conectados à internet para uso dos alunos. Assim, também, muitas instituições contam com um número pequeno de equipamentos para turmas com muitas pessoas, (Justaposição) além disso, a velocidade que é lenta da rede banda larga atrapalha bastante na realização de atividades, gerando muita dificuldade a todos. (Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, muitos estudantes acabam usando de maneira excessiva a inteligência artificial para seus estudos, o que acaba afetando seu desenvolvimento cognitivo como, por exemplo, memória e análise crítica quando comparado a pessoas que não usam a tecnologia. (Parágrafo frasal. Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Ministério da Educação busque criar políticas públicas visando aumentar o número de computadores em instituições, além de oferecer uma rede internet de qualidade, com a finalidade de oferecer melhores condições de ensino sobre informática. Logo, é necessário também campanhas de conscientização sobre a utilização de inteligências artificiais de maneira saudável, por meio de campanhas na internet, com objetivo de aumentar a consciência na utilização correta de inteligências artificiais. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200