Impactos da IA na educação brasileira por mey américo - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 06/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
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A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta “alimentada” por humanos com dados para que a mesma compute soluções para diversas questões. Además, não só no Brasil, mas no mundo todo, a IA se tornou um recurso popular entre os estudantes, sendo questionada sobre as mudanças causadas na maneira de aprender e o que isso pode gerar a níveis de desenvolvimento cognitivo.

Não é de hoje que os métodos de aprendizado tem se aprimorado com a evolução da tecnologia (Fale mais sobre isso. Cite um exemplo). Por outro lado, teme-se que se tal plataforma não for usada adequadamente, pode causar o efeito contrário, levando a dependência dessa aplicação artificial, usando-a como uma “prótese” e não fixando o conhecimento de fato. Segundo Albert Einstein “a tecnologia é um machado nas mãos de um criminoso patológico”. Isso mostra que devemos nos atentar a maneira como usamos esse instrumento para cumprir o papel de educar. (A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator importante a ser destacado diz respeito a como o uso deliberado desse tipo desse tipo de sistema pode afetar nossas mentes. Bem como, (Sem vírgula) afetar a formação do pensamento crítico, tendo em vista a rapidez com que esse tipo de programa gera resultados. Por analogia, o filme de animação “Wall-e”, (Sem vírgula) nos dá um exemplo desse tipo de situação, pois na trama, (Sem vírgula) robôs fazem absolutamente tudo pelos humanos, desde comida e banho até mesmo o ato de pensar por si mesmos. (Truncamento) Revelando, portanto, sérios riscos quanto ao uso desenfreado desse utensílio tecnológico. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Logo, diante dos problemas apontados, percebe-se o atrito que isso poderá causar no futuro da nossa educação. Dessa forma, cabe a governo pensar em formas de regulamentar o uso de inteligências artificiais através de leis que redijam como esses sistemas devem ser disponibilizados ao público. Assim como cabe as empresas responsáveis por essa ferramenta criarem abordagens mais ativas de estudo que estimulem o pensamento crítico. (Truncamento) Afim de impulsionar o meio educacional a crescer junto a tecnologia. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 


 

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200