A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta “alimentada” por humanos com dados para que a mesma compute soluções para diversas questões. Además, não só no Brasil, mas no mundo todo, a IA se tornou um recurso popular entre os estudantes, sendo questionada sobre as mudanças causadas na maneira de aprender e o que isso pode gerar a níveis de desenvolvimento cognitivo.
Não é de hoje que os métodos de aprendizado tem se aprimorado com a evolução da tecnologia (Fale mais sobre isso. Cite um exemplo). Por outro lado, teme-se que se tal plataforma não for usada adequadamente, pode causar o efeito contrário, levando a dependência dessa aplicação artificial, usando-a como uma “prótese” e não fixando o conhecimento de fato. Segundo Albert Einstein “a tecnologia é um machado nas mãos de um criminoso patológico”. Isso mostra que devemos nos atentar a maneira como usamos esse instrumento para cumprir o papel de educar. (A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Outro fator importante a ser destacado diz respeito a como o uso deliberado desse tipo desse tipo de sistema pode afetar nossas mentes. Bem como, (Sem vírgula) afetar a formação do pensamento crítico, tendo em vista a rapidez com que esse tipo de programa gera resultados. Por analogia, o filme de animação “Wall-e”, (Sem vírgula) nos dá um exemplo desse tipo de situação, pois na trama, (Sem vírgula) robôs fazem absolutamente tudo pelos humanos, desde comida e banho até mesmo o ato de pensar por si mesmos. (Truncamento) Revelando, portanto, sérios riscos quanto ao uso desenfreado desse utensílio tecnológico. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Logo, diante dos problemas apontados, percebe-se o atrito que isso poderá causar no futuro da nossa educação. Dessa forma, cabe a governo pensar em formas de regulamentar o uso de inteligências artificiais através de leis que redijam como esses sistemas devem ser disponibilizados ao público. Assim como cabe as empresas responsáveis por essa ferramenta criarem abordagens mais ativas de estudo que estimulem o pensamento crítico. (Truncamento) Afim de impulsionar o meio educacional a crescer junto a tecnologia. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |