O ChatGPT, inteligência artificial generativa desenvolvida pela empresa OpenAI, popularizou o uso da tecnologia na esfera global em 2022: por exemplo, segundo dados da própria empresa, a ferramenta atingiu a marca de um milhão de usuários após apenas cinco dias de seu lançamento. Entretanto, apesar da facilidade de uso e da rápida adesão, existe uma grande preocupação com os potenciais impactos negativos da sua aplicação em diferentes áreas, principalmente a educação. Nesse contexto, o prejuízo ao desenvolvimento dos alunos e a falta de controle das informações disponibilizadas online configuram aspectos relevantes na problemática no Brasil.
Diante desse cenário, vale ressaltar que os alunos, muitas vezes, utilizam a ferramenta para obter somente os resultados finais, sem a necessidade de produzi-los de maneira autônoma. Nesse sentido, consoante o pensamento de Pablo Picasso, computadores são inúteis, pois podem apenas dar respostas. Embora o pintor não tenha presenciado a popularização das inteligências artificiais, é possível relacionar sua ideia à atual conjuntura, uma vez que a tecnologia hodierna permite obter respostas para perguntas personalizadas e específicas. Assim, os alunos que a utilizam podem pedir a resolução de questões, por exemplo, sem aprender a entender e respondê-las com base em seu conhecimento adquirido, o que, por conseguinte, atrapalha o desenvolvimento de seu senso crítico e, nos piores casos, gera dependência das inteligências artificiais ao longo de suas vidas. (A discussão é pertinente. No entanto, precisa ser delimitada e mais desenvolvida)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, sabe-se que as informações adquiridas por esses meios não são confiáveis em diversos casos. Isso acontece porque os seus modelos de desenvolvimento utilizam, como base de dados, o conteúdo disponível na internet, onde não há formas de controle quanto à veracidade das postagens. Dessa maneira, em decorrência das capacidades limitadas das máquinas para interpretação e diferenciação de fontes confiáveis, podem-se obter respostas equivocadas para as questões apresentadas. Com isso, os alunos que acessam constantemente a ferramenta podem aprender dados, explicações e supostos fatos, os quais, na realidade, são inteira ou parcialmente incorretos. Tais pesquisas má realizadas, aliadas ao senso crítico pouco desenvolvido, impactam não só a educação como a sociedade brasileira como um todo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, depreende-se que a problemática discutida deve ser combatida, a fim de mitigar seus efeitos negativos. Primordialmente, cabe ao Ministério da Educação - órgão federal responsável pelo ensino brasileiro - estimular, mediante a inserção de uma matéria na grade curricular, a orientação aos alunos acerca dos malefícios da inteligência artificial, para, com isso, evitar o mau uso e suas consequências. Assim, vislumbrar-se-á um país em que mais usuários do ChatGPT poderão usá-lo de maneira responsável. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |