O uso excessivo da IAs é prejudicial para a nação? - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 06/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

A frase "O ser humano é produto do meio", de Émile Durkheim, revela que é fundamental compreender que a formação do indivíduo está ligada a influência do ambiente em que ele vive. No caso do uso de IAs na educação brasileira, a facilidade e praticidade do uso dessa ferramenta, (Sem vírgula) influencia os alunos a utilizá-la de forma excessiva e descontrolada. Isso afeta diretamente a educação, visto que, ao invés de estudarem para desenvolverem habilidades, os alunos utilizam da inteligência artificial para fazer trabalhos, atividades e provas, prejudicando o ensino escolar.

Primeiramente, é importante destacar que a falta de fiscalização do uso de celulares e eletrônicos na sala de aula, (Sem vírgula) facilita o uso de sistemas inteligentes de forma indevida. Embora tenha sido feita a lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos no ambiente escolar (Cite a lei), os alunos ainda têm fácil acesso a estes dispositivos. Por mais que a IA ajude em muitas situações -muitas das vezes sendo usada até por profissionais-, nas instituições de ensino ela normalmente não é usada de maneira correta, acarretando grandes desafios para os profissionais da educação. (Reestruture. Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a substituição de métodos tradicionais -como a elaboração de resumos e leitura de livros-, por respostas geradas por máquinas, prejudica as habilidades essenciais, como a interpretação de texto e pensamento crítico. Ademais, as redes sociais são as principais influências para esse avanço do uso de IAs por estudantes, visto que diversas redes sociais contam com essas ferramentas em seus sites e apps. Incentivando mais ainda o adolescente a se adaptar neste meio tecnológico, como apontado por Durkheim ao destacar que a influência do ambiente está ligada a formação do indivíduo. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, que as dificuldades do uso de IAs na educação brasileira estão diretamente ligadas à negligência governamental e influência das redes sociais. Para enfrentar esse problema, o Governo Federal, junto com o Ministério da Educação, deve implementar programas que incentivem a inclusão de disciplinas voltadas à tecnologia para melhora e desenvolvimento de habilidades, valorizando a tecnologia não para substituição dos estudantes, e sim para evolução da unidade de ensino. Só assim será possível conter o mal uso da inteligência artificial não apenas para enfrentar os desafios da educação, mas também para formar cidadãos mais justos e conscientes. (Proposta incompleta) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200