Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A frase "O ser humano é produto do meio", de Émile Durkheim, revela que é fundamental compreender que a formação do indivíduo está ligada a influência do ambiente em que ele vive. No caso do uso de IAs na educação brasileira, a facilidade e praticidade do uso dessa ferramenta, (Sem vírgula) influencia os alunos a utilizá-la de forma excessiva e descontrolada. Isso afeta diretamente a educação, visto que, ao invés de estudarem para desenvolverem habilidades, os alunos utilizam da inteligência artificial para fazer trabalhos, atividades e provas, prejudicando o ensino escolar.
Primeiramente, é importante destacar que a falta de fiscalização do uso de celulares e eletrônicos na sala de aula, (Sem vírgula) facilita o uso de sistemas inteligentes de forma indevida. Embora tenha sido feita a lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos no ambiente escolar (Cite a lei), os alunos ainda têm fácil acesso a estes dispositivos. Por mais que a IA ajude em muitas situações -muitas das vezes sendo usada até por profissionais-, nas instituições de ensino ela normalmente não é usada de maneira correta, acarretando grandes desafios para os profissionais da educação. (Reestruture. Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a substituição de métodos tradicionais -como a elaboração de resumos e leitura de livros-, por respostas geradas por máquinas, prejudica as habilidades essenciais, como a interpretação de texto e pensamento crítico. Ademais, as redes sociais são as principais influências para esse avanço do uso de IAs por estudantes, visto que diversas redes sociais contam com essas ferramentas em seus sites e apps. Incentivando mais ainda o adolescente a se adaptar neste meio tecnológico, como apontado por Durkheim ao destacar que a influência do ambiente está ligada a formação do indivíduo. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, que as dificuldades do uso de IAs na educação brasileira estão diretamente ligadas à negligência governamental e influência das redes sociais. Para enfrentar esse problema, o Governo Federal, junto com o Ministério da Educação, deve implementar programas que incentivem a inclusão de disciplinas voltadas à tecnologia para melhora e desenvolvimento de habilidades, valorizando a tecnologia não para substituição dos estudantes, e sim para evolução da unidade de ensino. Só assim será possível conter o mal uso da inteligência artificial não apenas para enfrentar os desafios da educação, mas também para formar cidadãos mais justos e conscientes. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |