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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 06/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Em 1988, o Brasil promulgou um dos documentos mais importantes de sua história: a Constituição Federal, que assegura direitos como a educação. No entanto, com o avanço desenfreado da tecnologia, esse direito tem sido desrespeitado, especialmente na vida dos estudantes, já que as Inteligências Artificiais tem prejudicado o aprendizado de forma alarmante no Brasil. Nesse contexto, convém analisarmos a omissão estatal que falha em fiscalizar o uso de IAs na educação. 

Diante desse cenário, a omissão estatal é um fator motivador para a perpetuação do aprendizado prejudicado no Brasil. Com efeito, o filósofo inglês John Locke, (Sem vírgula) desenvolveu a teoria do contrato social, segundo o qual, (Sem vírgula) os indivíduos deveriam conviver em um estado que, em contrapartida, garantiria os direitos básicos. Entretanto, ao permitir a tecnologia ser usada de forma descontrolada e sem responsabilidade na educação, o Estado falha com o contrato social defendido pelo filósofo (Melhore a construção dessa discussão). Tal negligência é evidenciada quando a maior parte dos estudantes utilizam essas inteligências artificiais apenas para copiar respostas, sem pensar nos estudos. Assim, enquanto a omissão estatal for a regra, a educação brasileira será prejudicada.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de qualidade escolar, (Sem vírgula) também intensifica o uso irresponsável das inteligências artificias pelos estudantes (Não estava na sua tese essa discussão). Nesse sentido, o sociólogo francês Pierre Bourdieu afirma que a escola, ao invés de promover igualdade, muitas vezes reproduz as desigualdades já existentes na sociedade. Sob essa lógica, a ausência de uma infraestrutura e a qualificação adequada de professores faz com que poucos alunos saibam usar as IAs de maneira positiva e produtiva. Esse cenário fica evidente com 12% dos usuários de inteligências artificiais relatar impactos negativos no pensamento crítico, contra 6% que usam a tecnologia apenas para o estudo. Como consequência, gera-se dependência da tecnologia, impactos negativos na aprendizagem e pensamento crítico. Desse modo, enquanto o uso descontrolado dessas ferramentas permanecer parte do cotidiano, milhares de estudantes terão que conviver com um aprendizado fragilizado. (Delimite as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente combater essa falha na educação brasileira no Brasil. Para isso é fundamental que o Ministério da Educação, em parceria com as Instituições de Ensino, desenvolva um programa nacional de uso ético das Inteligências Artificiais, com o intuito de orientar alunos e professores sobre o uso dessas tecnologias no ambiente escolar. Tal medida deve ocorrer por meio de, (Sem vírgula) campanhas de conscientização e investimento em infraestrutura digital, a fim de garantir que o uso das IAs ocorra de forma crítica e educativa. Assim, o Estado cumprirá seu papel de assegurar o direito à educação de qualidade previsto na Constituição, promovendo o desenvolvimento intelectual e ético dos estudantes brasileiros. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto bem definido. Lembre-se: a tese é retomada no desenvolvimento 1 e no desenvolvimento 2. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200