Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Em 1988, o Brasil promulgou um dos documentos mais importantes de sua história: a Constituição Federal, que assegura direitos como a educação. No entanto, com o avanço desenfreado da tecnologia, esse direito tem sido desrespeitado, especialmente na vida dos estudantes, já que as Inteligências Artificiais tem prejudicado o aprendizado de forma alarmante no Brasil. Nesse contexto, convém analisarmos a omissão estatal que falha em fiscalizar o uso de IAs na educação.
Diante desse cenário, a omissão estatal é um fator motivador para a perpetuação do aprendizado prejudicado no Brasil. Com efeito, o filósofo inglês John Locke, (Sem vírgula) desenvolveu a teoria do contrato social, segundo o qual, (Sem vírgula) os indivíduos deveriam conviver em um estado que, em contrapartida, garantiria os direitos básicos. Entretanto, ao permitir a tecnologia ser usada de forma descontrolada e sem responsabilidade na educação, o Estado falha com o contrato social defendido pelo filósofo (Melhore a construção dessa discussão). Tal negligência é evidenciada quando a maior parte dos estudantes utilizam essas inteligências artificiais apenas para copiar respostas, sem pensar nos estudos. Assim, enquanto a omissão estatal for a regra, a educação brasileira será prejudicada.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de qualidade escolar, (Sem vírgula) também intensifica o uso irresponsável das inteligências artificias pelos estudantes (Não estava na sua tese essa discussão). Nesse sentido, o sociólogo francês Pierre Bourdieu afirma que a escola, ao invés de promover igualdade, muitas vezes reproduz as desigualdades já existentes na sociedade. Sob essa lógica, a ausência de uma infraestrutura e a qualificação adequada de professores faz com que poucos alunos saibam usar as IAs de maneira positiva e produtiva. Esse cenário fica evidente com 12% dos usuários de inteligências artificiais relatar impactos negativos no pensamento crítico, contra 6% que usam a tecnologia apenas para o estudo. Como consequência, gera-se dependência da tecnologia, impactos negativos na aprendizagem e pensamento crítico. Desse modo, enquanto o uso descontrolado dessas ferramentas permanecer parte do cotidiano, milhares de estudantes terão que conviver com um aprendizado fragilizado. (Delimite as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente combater essa falha na educação brasileira no Brasil. Para isso é fundamental que o Ministério da Educação, em parceria com as Instituições de Ensino, desenvolva um programa nacional de uso ético das Inteligências Artificiais, com o intuito de orientar alunos e professores sobre o uso dessas tecnologias no ambiente escolar. Tal medida deve ocorrer por meio de, (Sem vírgula) campanhas de conscientização e investimento em infraestrutura digital, a fim de garantir que o uso das IAs ocorra de forma crítica e educativa. Assim, o Estado cumprirá seu papel de assegurar o direito à educação de qualidade previsto na Constituição, promovendo o desenvolvimento intelectual e ético dos estudantes brasileiros. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto bem definido. Lembre-se: a tese é retomada no desenvolvimento 1 e no desenvolvimento 2. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |