[Sem título] - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 06/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

A Sociedade Líquida apresentada por Zygmunt Bauman retrata a fragilização das relações, valores e instituições superficiais com o imediatismo das informações. Fora desse cenário, é nítido que a aceleração do conhecimento a partir do uso das inteligências artificiais ocasiona o comprometimento da construção do pensamento crítico, como também o agravamento das desigualdades sociais existentes.

Em primeiro plano, pode-se considerar desafios para o desenvolvimento intelectual dos cidadãos como empecilho na aplicação dessas tecnologias na educação. Tal questão pode ser verificada com o uso de IAs como substituição da autonomia individual na realização de tarefas e atividades acadêmicas. Isso resulta em dificuldades na aprimoração de habilidades cognitivas e na compreensão do conhecimento educativo (Desenvolva mais essa discussão). Dessa forma, é visível os obstáculos presentes na usabilidade dos algoritmos inteligentes durante o aprendizado.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notória a diferença social no que se refere aos impactos de tecnologias no período de formação dos indivíduos. Segundo o filósofo francês Pierre Levy: "Toda nova tecnologia cria seus excluídos". Nessa lógica, a utilização das inteligências artificiais como sinônimo de auxílio na capacitação dos alunos leva a exclusão de grupos desfavorecidos que não possuem acesso a uma rede tecnológica adequada, prejudicando a realização do ensino equitativo. Logo, a falta de inserção dos indivíduos nas inovações é uma consequência negativa, conforme evidenciado pelo filósofo. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Educação — responsável por fomentar políticas educativas — a implementação de campanhas e projetos nos ambientes pedagógicos, por meio da reunião entre diretores e pedagogos​​​​​​​, para a conscientização da população acerca das funções incorretas das inteligências artificiais durante o processo de aprendizagem. Além disso, urge que o Governo Federal garanta a execução de políticas públicas eficazes, a fim de combater a desigualdade social. Só assim será possível a construção de uma realidade diferente da descrita por Zygmunt Bauman. (Proposta completa) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200