Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A Sociedade Líquida apresentada por Zygmunt Bauman retrata a fragilização das relações, valores e instituições superficiais com o imediatismo das informações. Fora desse cenário, é nítido que a aceleração do conhecimento a partir do uso das inteligências artificiais ocasiona o comprometimento da construção do pensamento crítico, como também o agravamento das desigualdades sociais existentes.
Em primeiro plano, pode-se considerar desafios para o desenvolvimento intelectual dos cidadãos como empecilho na aplicação dessas tecnologias na educação. Tal questão pode ser verificada com o uso de IAs como substituição da autonomia individual na realização de tarefas e atividades acadêmicas. Isso resulta em dificuldades na aprimoração de habilidades cognitivas e na compreensão do conhecimento educativo (Desenvolva mais essa discussão). Dessa forma, é visível os obstáculos presentes na usabilidade dos algoritmos inteligentes durante o aprendizado.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notória a diferença social no que se refere aos impactos de tecnologias no período de formação dos indivíduos. Segundo o filósofo francês Pierre Levy: "Toda nova tecnologia cria seus excluídos". Nessa lógica, a utilização das inteligências artificiais como sinônimo de auxílio na capacitação dos alunos leva a exclusão de grupos desfavorecidos que não possuem acesso a uma rede tecnológica adequada, prejudicando a realização do ensino equitativo. Logo, a falta de inserção dos indivíduos nas inovações é uma consequência negativa, conforme evidenciado pelo filósofo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Educação — responsável por fomentar políticas educativas — a implementação de campanhas e projetos nos ambientes pedagógicos, por meio da reunião entre diretores e pedagogos, para a conscientização da população acerca das funções incorretas das inteligências artificiais durante o processo de aprendizagem. Além disso, urge que o Governo Federal garanta a execução de políticas públicas eficazes, a fim de combater a desigualdade social. Só assim será possível a construção de uma realidade diferente da descrita por Zygmunt Bauman. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |