Menos IAs - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 05/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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No filme " Família Mitchell e a revolta das máquinas ", mostra a rotina de criança e adolescentes na escola, e como o uso da IA tornou-os dependentes da tecnologia. Fora da ficção, os impactos da inteligência artificial ainda afetam a educação no Brasil atual, sendo mais um agravante da desigualdade social e muitas vezes atrapalhando no desempenho acadêmico dos estudantes. Logo, é necessário analisar essa conjuntura para mudar esse cenário. 

Diante disso, a utilização de sistemas inteligentes como suporte na educação pode agravar ainda mais a exclusão social no país, tornando-se mais um agravante desse problema. Na sociedade brasileira contemporânea, os cidadãos mais abastados de dinheiro têm condições financeiras para adquirir maiá, porém, a maior parte da população não tem renda para essa aquisição e acaba sendo excluídos, contribuindo para a desigualdade social educacional e afetando a vida de muitas pessoas, que não terão a mesma oportunidade para estudar e consequentemente não terão as mesmas oportunidades para trabalho bons. (Reestruture e melhore a abordagem dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o mau uso dessaferramenta pode atrapalhar o desenvolvimento dos estudantes. Após a criação de chatbots, como chat de GPT, a expectativa era a contribuição positiva na educação, todavia, tornou-se mais um desafio, pois é utilizado para conseguir respostas rápidas e a realização de trabalhos acadêmicos no lugar dos estudantes, isso contribui para a falta de interesse dos estudos visto que conseguem as resposta automáticas pela IA. (Delimite e explore a discussão de modo mais produtivo)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é notório que mudanças devem ser feitas para amenizar esse quadro. Portanto, é dever do Estado e do Ministério da Educação, (Sem vírgula) conscientizar a população sobre o uso correto das IAs, por meio da criação de um projeto intitulado "menos IAs", que terá como objetivos principais a realização de campanhas de conscientização em escolas de universidades, explicando sobre as consequências da inteligência artificial na educação, além de sancionar leis que proíbem sua utilização nas redes de ensino, desta forma amenizando os impactos da IA na educação brasileira. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200