Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No filme " Família Mitchell e a revolta das máquinas ", mostra a rotina de criança e adolescentes na escola, e como o uso da IA tornou-os dependentes da tecnologia. Fora da ficção, os impactos da inteligência artificial ainda afetam a educação no Brasil atual, sendo mais um agravante da desigualdade social e muitas vezes atrapalhando no desempenho acadêmico dos estudantes. Logo, é necessário analisar essa conjuntura para mudar esse cenário.
Diante disso, a utilização de sistemas inteligentes como suporte na educação pode agravar ainda mais a exclusão social no país, tornando-se mais um agravante desse problema. Na sociedade brasileira contemporânea, os cidadãos mais abastados de dinheiro têm condições financeiras para adquirir maiá, porém, a maior parte da população não tem renda para essa aquisição e acaba sendo excluídos, contribuindo para a desigualdade social educacional e afetando a vida de muitas pessoas, que não terão a mesma oportunidade para estudar e consequentemente não terão as mesmas oportunidades para trabalho bons. (Reestruture e melhore a abordagem dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o mau uso dessaferramenta pode atrapalhar o desenvolvimento dos estudantes. Após a criação de chatbots, como chat de GPT, a expectativa era a contribuição positiva na educação, todavia, tornou-se mais um desafio, pois é utilizado para conseguir respostas rápidas e a realização de trabalhos acadêmicos no lugar dos estudantes, isso contribui para a falta de interesse dos estudos visto que conseguem as resposta automáticas pela IA. (Delimite e explore a discussão de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é notório que mudanças devem ser feitas para amenizar esse quadro. Portanto, é dever do Estado e do Ministério da Educação, (Sem vírgula) conscientizar a população sobre o uso correto das IAs, por meio da criação de um projeto intitulado "menos IAs", que terá como objetivos principais a realização de campanhas de conscientização em escolas de universidades, explicando sobre as consequências da inteligência artificial na educação, além de sancionar leis que proíbem sua utilização nas redes de ensino, desta forma amenizando os impactos da IA na educação brasileira. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |