Impactos das IAs na educação brasileira - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 05/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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O conjunto de pinturas retrofuturísticas francesas “Em L’an 2000” discutiam como seria o mundo no século XXI de uma maneira utópica, e em um dos quadros, foi mostrado como seria as escolas com tecnologia de inteligência artificial. Sob essa ótica, no contexto brasileiro, os impactos das IAs na educação brasileira é um tema de grande relevância, já que o País ainda tem pontos positivos e negativos relacionado à tal tema. Dessa maneira, é necessário analisar a democratização do acesso ao conhecimento e a dependência tecnológica. (Muito bem. Formulou a tese) 

Diante do cenário exposto, a inteligência artificial tem o potencial de reduzir desigualdades históricas na educação brasileira. Nesse viés, ferramentas como tutores virtuais, tradutores automáticos e plataformas adaptativas permitem que estudantes de diferentes contextos sociais aprendam no seu próprio ritmo. Por isso, vale mencionar o desenho animado “Os Jetsons”, na qual todas as escolas da cidade apresentam ferramentas tecnológicas de ensino que melhora o aprendizado das crianças. Analogamente, ao disponibilizar conteúdos personalizados e acessíveis, a tecnologia pode contribuir para uma educação mais democrática e igualitária. 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, embora as IAs tragam inúmeros benefícios, elas também geram questões éticas e riscos educacionais. Sob tal ótica, no livro “1984”, de George Orwell, as instituições educacionais ensinam preconceitos sociais existentes, influenciando a forma como conteúdos são apresentados ou avaliados. De forma semelhante, no contexto atual, como as IAs são treinadas a partir de grandes bancos de dados, ela pode reproduzir pensamentos intolerantes. Logo, isso exige uma regulamentação ética e pedagógica, garantindo que as tecnologias respeitem princípios de equidade, transparência e privacidade dos dados. (Não retomou a tese. Reestruture a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente a adoção de medidas que garantam o uso ético e igualitário das inteligências artificiais na educação. Logo, o Ministério da Educação, responsável por assegurar a qualidade do ensino no país, deve, por meio de políticas públicas e programas de capacitação docente, promover o uso consciente e inclusivo dessas tecnologias. Tal ação, articulada com instituições de ensino, empresas de tecnologia e secretarias estaduais, visa democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir as desigualdades educacionais, a fim de construir uma educação brasileira mais justa. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200