Impactos das IAs na educação brasileira - Corrige Aqui
Impactos das IAs na educação brasileira
Enviada em: 05/10/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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O conjunto de pinturas retrofuturísticas francesas “Em L’an 2000” discutiam como seria o mundo no século XXI de uma maneira utópica, e em um dos quadros, foi mostrado como seria as escolas com tecnologia de inteligência artificial. Sob essa ótica, no contexto brasileiro, os impactos das IAs na educação brasileira é um tema de grande relevância, já que o País ainda tem pontos positivos e negativos relacionado à tal tema. Dessa maneira, é necessário analisar a democratização do acesso ao conhecimento e a dependência tecnológica. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante do cenário exposto, a inteligência artificial tem o potencial de reduzir desigualdades históricas na educação brasileira. Nesse viés, ferramentas como tutores virtuais, tradutores automáticos e plataformas adaptativas permitem que estudantes de diferentes contextos sociais aprendam no seu próprio ritmo. Por isso, vale mencionar o desenho animado “Os Jetsons”, na qual todas as escolas da cidade apresentam ferramentas tecnológicas de ensino que melhora o aprendizado das crianças. Analogamente, ao disponibilizar conteúdos personalizados e acessíveis, a tecnologia pode contribuir para uma educação mais democrática e igualitária.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, embora as IAs tragam inúmeros benefícios, elas também geram questões éticas e riscos educacionais. Sob tal ótica, no livro “1984”, de George Orwell, as instituições educacionais ensinam preconceitos sociais existentes, influenciando a forma como conteúdos são apresentados ou avaliados. De forma semelhante, no contexto atual, como as IAs são treinadas a partir de grandes bancos de dados, ela pode reproduzir pensamentos intolerantes. Logo, isso exige uma regulamentação ética e pedagógica, garantindo que as tecnologias respeitem princípios de equidade, transparência e privacidade dos dados. (Não retomou a tese. Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente a adoção de medidas que garantam o uso ético e igualitário das inteligências artificiais na educação. Logo, o Ministério da Educação, responsável por assegurar a qualidade do ensino no país, deve, por meio de políticas públicas e programas de capacitação docente, promover o uso consciente e inclusivo dessas tecnologias. Tal ação, articulada com instituições de ensino, empresas de tecnologia e secretarias estaduais, visa democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir as desigualdades educacionais, a fim de construir uma educação brasileira mais justa. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.