Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
"Da força da grana que ergue e destrói coisas belas, da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas". Esse trecho da canção "Sampa", de Caetano Veloso, reflete transformações sociais e econômicas que, muitas vezes, resultam em impactos negativos para a coletividade. No contexto atual, os impactos das IAs (Desenvolva a sigla) na educação brasileira manifestam-se como uma dessa problemáticas, tendo como principais causas a negligência governamental e a desigualdade social. Assim, torna-se essencial discutir esse cenário e propor mudanças para atenuá-lo. (Muito bem. Formulou a tese)
Nessa perspectiva, a omissão estatal configura-se como um dos maiores desafios para o enfrentamento aos impactos das IAs na educação. A ausência de políticas públicas eficazes compromete o acesso ao conhecimento de professores e alunos sobre o uso ético e eficaz das IAs (Cite exemplos de políticas públicas). O filosofo Karl Marx, em "O Capital", argumenta que a estrutura econômica tende a perpetuar desigualdades - algo evidente no uso inadequado de tecnologias, como IAs, para a realização de trabalhos escolares por parte dos alunos. Dessa forma. (Vírgula) é necessário criar medidas que mitiguem o uso dessas tecnologias de forma inadequada.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a desigualdade social aprofunda os problemas ligados ao uso indevido das IAs na educação. Em uma sociedade marcada por disparidades econômicas, o acesso á educação de qualidade torna-se um privilégio de poucos, enquanto grande parte da população tem que recorrer ao uso de ferramentas de IAs para a realização de trabalhos escolares. O sociólogo francês Pierre Bourdieu, em sua teoria sobre o capital cultural, demonstra que indivíduos com maior acesso a recursos financeiros e educacionais tendem a manter a posição de vantagem, dificultando a ascensão social de grupos vulneráveis. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de politicas que tornem o acesso a informações sobre o uso ético de IAs e educação de qualidade mais democráticos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para sanar os problemas relacionados ao uso inadequado de tecnologias na educação. O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação - órgão máximo do Poder Executivo, responsável por elaborar e implementar politicas educacionais da nação - deve promover o ensino sobre o uso correto das IAs na escolas. Dessa maneira, será possível construir uma sociedade mais consciente e garantir a efetiva superação do problema. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |