[Sem título] - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 05/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

No século XIX, Friedrich Nietzsche, filósofo alemão, denunciava o risco de que as ferramentas utilizem o ser humano, e não o inverso. Hodiernamente, com a ascensão da inteligência artificial na educação, a ideia deste pensador deve ser revisitada, analisando o impacto desta tecnologia no processo pedagógico e os meios de torná-lo positivo. Afinal, a técnica, em si, não é boa nem má, ela depende do uso que o ser humano faz dela. 

Nesse cenário, o uso generalizado da inteligência artificial, sem a correta orientação, pode ter efeitos nocivos ao estudante. Os novos "modelos generativos" prejudicam aquilo que o pensador alemão, Immanuel Kant, colocava no centro do processo educacional: a autonomia. Uma vez que o aluno utiliza a ferramenta para resolver um problema sem a assimilação do conteúdo, ele se torna dependente da tecnologia e não desenvolve sua reflexão autônoma. Desta forma utilizada, ela põe em sério risco o devido amadurecimento intelectual.

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, este não é o único resultado possível, já que seu uso produtivo aprimora o processo de aprendizagem. Conforme pensava Nietzsche, trata-se de colocar o estudante como sujeito ativo. No contexto das inteligências artificiais, tal mudança exige a transformação da abordagem pedagógica, que não deve ser centrada nos resultados de situações-problema, mas nos elementos que as constituem (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, a inteligência artificial, quando empregada de forma crítica, apoiará o educando na conquista de uma compreensão mais profunda dos fenômenos, desenvolvendo a sua autonomia.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Com base no exposto, conclui-se que as novas tecnologias, com o uso correto, podem ser ferramentas de grande valia para a educação brasileira. Para isso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, deve implementar programas de formação contínua em inteligência artificial, com aulas gratuitas para docentes. Desta forma, os professores poderão orientar o uso dessas ferramentas pelos alunos. E, enfim, o ideal nietzschiano se realizará: o ser humano será senhor de si mesmo. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200