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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 05/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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No cenário atual, diversos fatores sociais, econômicos e culturais contribuem para a permanência dos impactos das inteligências artificiais na educação brasileira, uma problemática que exige atenção do poder público e da sociedade. Nesse contexto, é possível associar a discussão à obra "1984", de George Orwell, que alerta para a alienação e a opressão causadas por sistemas que negligenciam o bem-estar coletivo. Sob essa perspectiva, é urgente analisar as causas e as consequências dessa questão no Brasil contemporâneo.

Em primeiro plano, destaca-se que a falta de investimentos em educação de qualidade é um fator determinante para a má adaptação das tecnologias de inteligência artificial nas escolas. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, o que evidencia como a ausência de formação crítica e tecnológica dificulta o enfrentamento de problemáticas educacionais (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, muitos indivíduos permanecem alheios à gravidade dos impactos das IAs na formação dos estudantes, o que impede a construção de soluções eficazes e éticas.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão governamental contribui para a intensificação do problema. A Constituição Federal de 1988 garante, em seu artigo 6º, direitos sociais como educação, saúde e segurança, os quais são frequentemente negligenciados no Brasil. Esse descaso se reflete na falta de políticas públicas que regulamentem o uso responsável das IAs no ambiente escolar, o que amplia desigualdades e acentua a vulnerabilidade de alunos sem acesso a tecnologias de ponta. Tal situação dificulta o progresso social e o pleno exercício da cidadania digital.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para mitigar os impactos das inteligências artificiais na educação brasileira, é necessário que o Governo Federal, em parceria com instituições educacionais e a mídia, promova campanhas de conscientização e formação tecnológica, utilizando plataformas digitais e tradicionais, a fim de capacitar professores e estudantes para o uso ético e produtivo dessas ferramentas. Além disso, deve-se investir em políticas públicas voltadas à inclusão digital e ao acesso igualitário às tecnologias emergentes. Somente assim será possível construir uma sociedade mais crítica, inovadora e equilibrada diante das transformações trazidas pela era da inteligência artificial. ​​​​​​​(Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200