Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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No cenário atual, diversos fatores sociais, econômicos e culturais contribuem para a permanência dos impactos das inteligências artificiais na educação brasileira, uma problemática que exige atenção do poder público e da sociedade. Nesse contexto, é possível associar a discussão à obra "1984", de George Orwell, que alerta para a alienação e a opressão causadas por sistemas que negligenciam o bem-estar coletivo. Sob essa perspectiva, é urgente analisar as causas e as consequências dessa questão no Brasil contemporâneo.
Em primeiro plano, destaca-se que a falta de investimentos em educação de qualidade é um fator determinante para a má adaptação das tecnologias de inteligência artificial nas escolas. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, o que evidencia como a ausência de formação crítica e tecnológica dificulta o enfrentamento de problemáticas educacionais (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, muitos indivíduos permanecem alheios à gravidade dos impactos das IAs na formação dos estudantes, o que impede a construção de soluções eficazes e éticas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão governamental contribui para a intensificação do problema. A Constituição Federal de 1988 garante, em seu artigo 6º, direitos sociais como educação, saúde e segurança, os quais são frequentemente negligenciados no Brasil. Esse descaso se reflete na falta de políticas públicas que regulamentem o uso responsável das IAs no ambiente escolar, o que amplia desigualdades e acentua a vulnerabilidade de alunos sem acesso a tecnologias de ponta. Tal situação dificulta o progresso social e o pleno exercício da cidadania digital.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para mitigar os impactos das inteligências artificiais na educação brasileira, é necessário que o Governo Federal, em parceria com instituições educacionais e a mídia, promova campanhas de conscientização e formação tecnológica, utilizando plataformas digitais e tradicionais, a fim de capacitar professores e estudantes para o uso ético e produtivo dessas ferramentas. Além disso, deve-se investir em políticas públicas voltadas à inclusão digital e ao acesso igualitário às tecnologias emergentes. Somente assim será possível construir uma sociedade mais crítica, inovadora e equilibrada diante das transformações trazidas pela era da inteligência artificial. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
200
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.