Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Todos nós sabemos (Evite esse tipo de construção) que o uso das IAs está aumentando a cada dia, principalmente nas escolas brasileiras, tanto pelos alunos quanto pelos próprios professores, (Justaposição) podemos ver essa nova realidade no nosso próprio dia a dia, com amigos e colegas usando o "Chatgpt" como recurso para solucionar as questões passadas nas aulas. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
Vendo essa situação, a primeira vista podemos até achar que é um recurso para ajudar com agilidade as nossas dúvidas, (Melhore a clareza) mas obviamente não é isso que vem acontecendo, estudantes estão deixando de pensar e começando a ficar dependentes demais das IAs, deixando de evoluir seus conhecimentos e ganhando notas altas sem ser mérito dos mesmos. (Parágrafo frasal)
Isso está acontecendo por conta da evolução tecnológica e o rumo que as escolas (principalmente estaduais) estão tomando, colocando a maioria das atividades de forma "on-line", com sites obrigatórios como: "Alura, Sala do futuro, Speak, Khan Academy, etc", deixando os alunos mais ainda nas telas. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
Agora que sabemos todos os impactos, precisamos de soluções eficazes para esses problemas, uma medida que já foi tomada foi a proibição de celulares nas escolas, fazendo os alunos pensarem por conta própria, outra medida seria focar nas aulas presenciais, sem ter todos esses sites que sinceramente são desnecessários, e a principal solução, investimento financeiro nas escolas estaduais/públicas, para que não dependam de sites do governo para as aulas. (Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |