No contexto contemporâneo, o impacto das IAs (Inteligência Artificial) na educação configura-se como um desafio persistente na sociedade brasileira. Esse problema se relaciona, principalmente, com a qualidade das respostas e o uso de dados pessoais, impactando negativamente o pleno exercício da cidadania. Nesse sentido, cabe lembrar a obra "Utopia", de Thomas More, que projeta uma sociedade ideal como contraponto às falhas do mundo real, distanciando sobre a atual condição do Brasil.
Inicialmente, é necessário destacar o aspecto das respostas. Essa situação é agravada pela falta de fontes verdadeiras, o que perpetua o problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a modernidade líquida gera fragilidade e instabilidade, o que intensifica esse tipo de questão. Percebe-se, assim, que as pesquisas podem resultar no risco de uma resposta desleal, o que demonstra a necessidade de ações mais efetivas. (Reelabore essa discussão e melhore a relação com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o uso de dados pessoais também influencia diretamente esse cenário. Tal fator se reflete na vida cotidiana de milhares de brasileiros que, diante disso, enfrentam a própria privacidade e segurança sendo violados. Um exemplo disso pode ser observado em levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que frequentemente revelam dados sobre o aumento do uso da IA e as condições usadas pela população, evidenciando os impactos negativos dessa realidade. (Reestruture a discussão. Explore de modo produtivo e relacionado ao tema com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para combater as IAs na educação, é imprescindível a atuação conjunta da sociedade e do Estado. O Governo Federal, por meio de campanhas educativas e incentivos, deve conscientizar a população sobre o uso correto das IAs, garantindo um ensino adequado aos alunos. Ademais, a escola e a família precisam atuar na formação de cidadãos conscientes, promovendo valores como empatia, respeito e senso crítico. Somente com medidas eficazes será possível transformar essa realidade e promover uma sociedade mais igualitária. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |