Sob a égide da Constituição Federal de 1988 — norma de maior hierarquia —, a educação é assegurada como direito social à população, conforme o artigo 6. Contudo, a aplicação dessa diretriz destoa da realidade brasileira, tendo em vista que a falta de estimulos e o uso massivo da inteligência artificial são percalços banalizados que afetam significativamente parcela dos estudantes. Dessa maneira, para combater tal problemática, é imperioso destacar a inoperância governamental e a lacuna midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
Dentro desse panorama, é fulcral salientar a indiligência governamental no que tange o impacto das IAs no desenvolvimento crítico dos estudantes. A ausência de políticas públicas eficazes, aliada à insuficiência de fiscalização rigorosa, fragiliza o processo de ensino. Nesse sentido, para Manoel Barros, na obra ¨Teologia do Traste¨, cuja principal característica reside em dar valor às situações amiúde esquecidas ou ignoradas (A discussão não foi desenvolvida). Analogamente, fora da ficção, essa premissa não é consolidada, uma vez que o Estado falha em garantir a integração dessa tecnológica, de modo que não agrave desequilíbrios já existentes (Melhore a apresentação dessa discussão). Sendo assim, apesar dos desafios na implementação da inteligência artificial no ensino ser um desafio global, observa-se que as escolas brasileiras estão em maior situação de vulnerabilidade, seja pela carência de suporte contínuo ou pelo uso excessivo da ferramenta.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a questão da lacuna midiática é outra faceta antagônica que atua como mola impulsionadora do revés. Para Chimamanda Adichie, mudar o ¨status quo¨ — alterar o estado das coisa — é sempre penoso. Tal aspecto evidencia-se no papel dos veículos midiáticos diante da ausência na fiscalização e debate sobre as Ias. Isso, pois, determinados canais, ao priorizarem a viralização de conteúdos sensacionalistas, negligenciam a responsabilidade de combater problemas sociais. Assim, os centros midiáticos falham em coibir esses problemas de maneira eficiente, reforçando a necessidade de maior compromisso ético e regulatório.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os impactos das IAs na educação brasileira é um tema relevante e carece de soluções. Para tanto, urge que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, invista na modernização das infraestruturas escolares e na capacitação docente, oferecendo cursos e oficinas que ensinem o uso ético e pedagógico dessas tecnologias. Concomitantemente, cabe às Secretarias Estaduais de Educação, em parceria com empresas de tecnologia e universidades públicas, criar programas de inclusão digital que garantam o acesso igualitário de todos os estudantes às ferramentas de IA. Espera-se, com isso, um Brasil que cumpra os preceitos estabelecidos em sua Constituição Federal. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |